Imagem: Disney babble |
A redação na qual expressamos nossas ideias sobre determinado assunto
denomina-se dissertação. Nesse
tipo de composição existe urna ideia central, que tentamos defender pela
apresentação de argumentos. No
decorrer da dissertação, esses argumentos são expostos de modo a explicar
detalhadamente nossas ideias acerca do assunto tratado.
Para
resumir um texto dissertativo, basta que procuremos a ideia central. Ela está diretamente relacionada ao assunto básico;
é o que chamamos tema.
Normalmente, vem no primeiro parágrafo da dissertação; é uma afirmação que
fazemos sobre o assunto tratado. Depois de encontrar essa afirmação (ideia central do texto), buscamos
os argumentos principais utilizados no texto para a comprovação dessa
afirmativa.
No
resumo não devem constar ideias secundarias, detalhes de menor importância e
exemplos referidos na argumentação. Ele deve ser somente constituído dos
elementos indispensáveis para a compreensão das ideias básicas do texto.
Observemos
primeiramente como uma ideia
central (tema) pode ser desenvolvida através da argumentação. Em
seguida, utilizaremos o processo inverso, no qual você terá que resumir os
textos que lhe serão apresentados.
Vamos
partir da seguinte ideia central.
No
processo educacional deveria haver dois objetivos básicos: estimular um
comportamento ético e despertar o estudante para as suas aptidões.
Uma
vez apresentada a ideia, buscaremos argumentos que justifiquem essa afirmação:
Argumento 1:
Parece-nos
que é função primordial da escola tentar conscientizar o indivíduo dos limites
do seu espaço de atuação no grupo social, de modo a torná-lo um ser dotado de
sociabilidade e ética.
Argumento 2:
Pelo
estudo das diversas disciplinas, o aluno entra em contato com diferentes áreas
de atividades. Isso possibilita que ele perceba suas aptidões.
A
partir dessa ideia central
e dos argumentos, seria
possível elaborar o seguinte texto dissertativo:
PROCESSO EDUCACIONAL E SEUS
OBJETIVOS
|
Quando se analisa o processo educacional e
se questionam seus principais objetivos, não podemos deixar de observar a
existência de dois planos diferenciados: o aspecto individual, relacionado ao
comportamento do aluno, e o profissional, voltado para o despertar de suas
potencialidades.
Na escola, a criança tem a oportunidade de
participar de um pequeno grupo social mais complexo que o grupo familiar. Desde
cedo, é função do educador tentar mostrar, por palavras e atitudes, a
importância de certos fundamentos básicos da convivência social: o
comportamento ético em relação aos colegas e professores, a preservação do
ambiente, o respeito pelos regulamentos e também a conscientização de seus
direitos como estudantes.
Além disso, parece-nos essencial que, uma
vez observada determinada aptidão para certas atividades, o aluno seja
incentivado a desenvolvê-las progressivamente. Estimular a curiosidade
científica, a expressão escrita e oral, levar o aluno a pesquisar assuntos de
seu interesse, dentre outras coisas, darão a ele a oportunidade de escolher uma
profissão através da qual se realize.
Dessa forma, a escola estaria prestando
uma colaboração indispensável para formar cidadãos preparados para conviver
harmoniosamente com a comunidade e dela participar de modo efetivo, no
desempenho de sua função profissional.
RESUMO DO TEXTO
|
Entendemos que os objetivos básicos do
processo educacional deveriam ser estimular um comportamento adequado no
convívio social e possibilitar que o estudante descobrisse suas aptidões
profissionais.
É função da escola tentar conscientizar
cada um da importância do respeito que se deve ter por todos os semelhantes. Da
mesma forma, o estabelecimento de ensino tem como meta central colocar o aluno
diante das mais diferentes áreas de atividades, para perceber suas inclinações
e escolher uma profissão através da qual possa se realizar.
Veja
que, no resumo, você utiliza as suas próprias palavras. Não
convém copiar trechos do texto de modo a construir o resumo. Ele deve
nascer da compreensão do texto e reunir somente as ideias principais nele
contidas.
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