1 de mai. de 2015

A técnica do resumo: resumo de ideias

Imagem: Disney babble

A redação na qual expressamos nossas ideias sobre determinado assunto denomina-se dissertação. Nesse tipo de composição existe urna ideia central, que tentamos defender pela apresentação de argumentos. No decorrer da dissertação, esses argumentos são expostos de modo a explicar detalhadamente nossas ideias acerca do assunto tratado.
Para resumir um texto dissertativo, basta que procuremos a ideia central. Ela está diretamente relacionada ao assunto básico; é o que chamamos tema. Normalmente, vem no primeiro parágrafo da dissertação; é uma afirmação que fazemos sobre o assunto tratado. Depois de encontrar essa afirmação (ideia central do texto), buscamos os argumentos principais utilizados no texto para a comprovação dessa afirmativa.
No resumo não devem constar ideias secundarias, detalhes de menor importância e exemplos referidos na argumentação. Ele deve ser somente constituído dos elementos indispensáveis para a compreensão das ideias básicas do texto.
Observemos primeiramente como uma ideia central (tema) pode ser desenvolvida através da argumentação. Em seguida, utilizaremos o processo inverso, no qual você terá que resumir os textos que lhe serão apresentados.
Vamos partir da seguinte ideia central.

No processo educacional deveria haver dois objetivos básicos: estimular um comportamento ético e despertar o estudante para as suas aptidões.

Uma vez apresentada a ideia, buscaremos argumentos que justifiquem essa afirmação:

Argumento 1:
Parece-nos que é função primordial da escola tentar conscientizar o indivíduo dos limites do seu espaço de atuação no grupo social, de modo a torná-lo um ser dotado de sociabilidade e ética.

Argumento 2:
Pelo estudo das diversas disciplinas, o aluno entra em contato com diferentes áreas de atividades. Isso possibilita que ele perceba suas aptidões.

A partir dessa ideia central e dos argumentos, seria possível elaborar o seguinte texto dissertativo:
PROCESSO EDUCACIONAL E SEUS OBJETIVOS

Quando se analisa o processo educacional e se questionam seus principais objetivos, não podemos deixar de observar a existência de dois planos diferenciados: o aspecto individual, relacionado ao comportamento do aluno, e o profissional, voltado para o despertar de suas potencialidades.
Na escola, a criança tem a oportunidade de participar de um pequeno grupo social mais complexo que o grupo familiar. Desde cedo, é função do educador tentar mostrar, por palavras e atitudes, a importância de certos fundamentos básicos da convivência social: o comportamento ético em relação aos colegas e professores, a preservação do ambiente, o respeito pelos regulamentos e também a conscientização de seus direitos como estudantes.
Além disso, parece-nos essencial que, uma vez observada determinada aptidão para certas atividades, o aluno seja incentivado a desenvolvê-las progressivamente. Estimular a curiosidade científica, a expressão escrita e oral, levar o aluno a pesquisar assuntos de seu interesse, dentre outras coisas, darão a ele a oportunidade de escolher uma profissão através da qual se realize.
Dessa forma, a escola estaria prestando uma colaboração indispensável para formar cidadãos preparados para conviver harmoniosamente com a comunidade e dela participar de modo efetivo, no desempenho de sua função profissional.

RESUMO DO TEXTO

Entendemos que os objetivos básicos do processo educacional deveriam ser estimular um comportamento adequado no convívio social e possibilitar que o estudante descobrisse suas aptidões profissionais.
É função da escola tentar conscientizar cada um da importância do respeito que se deve ter por todos os semelhantes. Da mesma forma, o estabelecimento de ensino tem como meta central colocar o aluno diante das mais diferentes áreas de atividades, para perceber suas inclinações e escolher uma profissão através da qual possa se realizar.


Veja que, no resumo, você utiliza as suas próprias palavras. Não convém copiar trechos do texto de modo a construir o resumo. Ele deve nascer da compreensão do texto e reunir somente as ideias principais nele contidas.


VEJA TAMBÉM:





Fonte: GRANATIC, Branca. Técnicas Básicas de Redação. 4 ed. São Paulo: Scipione, 2003.

0 comentários:

.