30 de abr. de 2015

A técnica do resumo: resumo de fatos

Imagem: Rcall
Para você resumir qualquer texto, é fundamental que, antes de fazê-lo, observe a diferença entre uma informação central e os detalhes referentes a ela. Para tanto, partiremos de um fato central, ao qual acrescentaremos informações adicionais.

Observe o seguinte fato:

Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.

Nela existe uma referência a um fato específico: uma festa realizada pelos amigos de Maria.

Veja agora como é possível aumentar essa frase com dados adicionais. Inicialmente fornecemos uma característica de Maria:


Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram uma grande festa.

Agora podemos acrescentar uma referência de lugar a essa frase:


Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa.

Somamos a todas essas informações uma referência de tempo:


Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem.

A respeito do fato acontecido (a festa), vamos agora explicar a causa:


Os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem, em comemoração a seu aniversário.

Informamos agora a frequência com que esse fato ocorre:


Como acontece todos os anos, os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem, em comemoração aniversário.

Veja como você deve fazer para resumir esse parágrafo: basta que exclua as informações adicionais que podem ser dadas acerca do fato e deixar apenas os elementos essenciais, para transmitir a informação central. Entendemos por informações adicionais referências ao tempo, ao lugar, à freqüência com que o fato ocorre, às características das pessoas envolvidas, à causa do fato, a indicações de instrumentos utilizados para sua realização, etc.

Observe também que o resumo pode ter o tamanho que você desejar. Por exemplo, no caso do parágrafo acima, você pode resumi-lo de modo a dar somente as informações estritamente essenciais:


Os amigos de Maria fizeram uma grande festa.

Você também pode fazer o resumo de modo a incluir somente as referências de tempo e lugar:


Os amigos de Maria fizeram uma grande festa, na sala do gerente de vendas, durante a tarde de ontem.

É bom, porém, em seu resumo, eliminar detalhes de menor significação.

Transcreva a informação central dos fatos que se encontram em cada um dos parágrafos seguintes.

a) Em virtude de inúmeros atentados de grupos terroristas, o presidente de uma das potências mundiais ordenou, na semana passada, um ataque aéreo de grandes proporções, em vários pontos daquela cidade.

b) Acompanhado por seus assistentes, o famoso cirurgião, personalidade respeitada em todo o mundo, desembarcou, nas primeiras horas da manhã, na cidade de Santos, convidado pelas mais altas autoridades do nosso país.

c) Os lenhadores, com seus machados em punho, derrubaram, de modo impiedoso, árvores seculares daquela mata, importante reserva florestal da região, em uma sombria tarde de inverno.

d) Na presença de seus secretários, o prefeito da cidade, ilustre homem público, inaugurou hoje um importante centro cultural em um dos bairros mais movimentados de São Paulo, metrópole das mais progressistas do país.

O RESUMO DOS FATOS PRINCIPAIS DE UM TEXTO NARRATIVO

Até agora você resumiu apenas parágrafos, buscando sua ideia central. Vamos tentar resumir textos narrativos que apresentem uma sequência de fatos. Neste caso, você deve, em seu resumo, mencionar o nome dos principais personagens, onde e quando os principais fatos ocorreram. Lembre-se de que convém selecionar apenas os fatos principais da narrativa, excluindo os de menor importância e outros detalhes de pouca significação.

Vejamos um exemplo:

Personagens: João, seu irmão e um amigo.

Local: a casa de João

Tempo: inicio do mês de agosto.

Fatos principais:

1.   Marcos ganha um jogo eletrônico em seu aniversário.

2.   Ele e seu irmão brincam durante toda a tarde.

3.   Lembram-se de que um amigo que mora no mesmo prédio gostaria de brincar com eles.

4.   Marcos telefona para seu amigo.

5.   Ele chega logo em seguida ao telefonema.

6.   Os três brincam até a hora do jantar.

A partir dos dados do quadro acima poderíamos compor a seguinte narração:
                        
                             UM PRESENTE MUITO ESPECIAL

Marcos não via a hora que chegasse seu aniversário, no final do mês de abril. Contava os dias, as horas e os minutos, pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta ansiedade.
O tempo passou lentamente, mas finalmente chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama estava o brinquedo de seus sonhos.
Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.
Durante toda a tarde não saíram de perto do novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de convidar um amigo de Marcos, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com eles.
Assim que telefonou para o amigo, ele correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.

Para resumir um texto dessa natureza, você deve mencionar os elementos essenciais a partir dos quais a composição foi elaborada, ou seja, os personagens, o local, o tempo e os fatos principais. Naturalmente, mencionará os personagens da história no decorrer de seu resumo. Não convém citá-los isoladamente, antes de falar dos fatos principais.

Observe como seria o resumo dessa narração:

Resumo do texto

João aguardava ansiosamente pelo dia do seu aniversário, no inicio do mês de agosto, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que morava no mesmo prédio. chamando-o para brincar também. Os três se divertiram muito com o jogo até a hora do jantar



Fonte: GRANATIC, Branca. Técnicas Básicas de Redação. 4 ed. São Paulo: Scipione, 2003.

0 comentários:

.