10 de jan. de 2013

Veja maiores notas de corte do Sisu em medicina, engenharia e direito

Curso de medicina da UFRJ tem a maior nota até esta quarta-feira.  Candidato deve monitorar a nota até o término das inscrições.


As notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram atualizadas na madrugada desta quarta-feira (9) no site do programa que seleciona candidatos para mais de 129 mil vagas em universidade federais e institutos federais de ensino superior. O curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a maior nota de corte do Sisu: 821,0 pontos que o estudante precisa ter obtido na médida final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O G1 fez um levantamento das notas de corte de três cursos bem tradicionais: medicina, engenharia civil e direito. Os cursos de medicina concentram as maiores notas. Além da UFRJ, outros quatro cursos apareceram nesta quarta-feira com notas de corte acima de 800 pontos: os das universidades federais de Uberlândia (UFU), Paraná (UFPR), Ouro Preto (Ufop) e Goiás. Nos cursos de engenharia civil, a maior nota de corte é para uma das seis vagas do Instituto Federal de Goiás, em Goiânia, com 802,08 pontos. Já nos cursos de direito, a maior nota de corte é para o curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus de Curitiba, com  788,56 pontos. Veja abaixo as dez maiores notas de corte destes cursos:






























          Clique aqui                              Clique aqui                               Clique aqui

A nota de corte varia de acordo com a entrada ou a saída de candidatos da disputa por aquelas vagas. Até o término das inscrições do Sisu, às 23h59 da próxima sexta-feira (11), o candidato pode mudar sua opção de curso. O sistema considerará apenas a última inscrição validada pelo candidato. A nota de corte será atualizada às 2h desta quinta-feira (10). As inscrições devem ser feitas no site sisualuno.mec.gov.br. São oferecidas 129.319 vagas no ensino superior em 3.752 cursos de 101 instituições.

NÚMERO PARCIAL DE INSCRITOS NO SISU POR UF*
AC - 13.031MA - 47.879RJ - 139.011
AL - 33.633MG - 139.222RN - 33.500
AM - 29.277MS - 28.067RO - 7.499
AP - 3.489MT - 30.492RR - 3.075
BA - 84.978PA - 36.493RS - 62.569
CE - 88.949PB - 39.851SC - 11.685
DF - 15.205PE - 70.030SE - 12.827
ES - 18.003PI - 48.662SP - 159.616
GO - 31.489PR - 48.676TO - 8.185
TOTAL: 1.245.393
Fonte: MEC/Inep
*Balanço feito às 18h do dia 8 de janeiro
Monitorar nota de corte
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aconselhou os candidatos interessados em uma vaga pelo Sisu que entendam como analisar as notas de corte para encontrar opções de cursos em que tenham maior chance de aprovação. “É muito importante que os estudantes tenham clareza das suas possibilidades e como é que vão atuar na sua inscrição”, disse.


Segundo o ministro, o candidato pode verificar se sua nota do Enem está acima ou abaixo dessa nota, que, de acordo com ele, não deve cair até a sexta. A primeira chamada de aprovados no Sisu sairá no dia 14.
“Se ele está muito longe da nota mínima, ele tem que começar a analisar outras possibilidades, ou então aguardar o próximo Enem.”
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.
Mercadante explicou que, desde que a primeira nota de corte foi anunciada, na madrugada desta terça-feira, cerca de 400 mil estudantes que já estavam inscritos em uma opção de curso alteraram sua inscrição. No total, desde a abertura do sistema até o início da tarde desta terça, 709.936 dessas substituições já haviam sido feitas.
MEC anuncia bolsa para cotistas

Os estudantes de escola pública podem optar por disputar as vagas que valem pela lei de cotas. Segundo a lei, as universidades devem reservar ao menos 12,5% das vagas de cada curso e turno para estudantes de que fizeram o ensino médio em escolas públicas. Quem tiver renda familia per capita de até 1,5 salário mínimo pode concorrer a uma bolsa de R$ 400 por mês para pagar despesas do curso. A medida foi inserida, segundo Mercadante, numa medida provisória editada pela presidente Dilma Rousseff e que tramita no Congresso Nacional.

Para entrar em vigor, a bolsa depende da aprovação do Orçamento de 2013, que deve ser votado no início de fevereiro. De acordo com o MEC, a expectativa é de que o benefício já seja distribuído no início do ano letivo.
Veja a seguir as instruções para participar do processo seletivo deste semestre:

Quem pode participar do Sisu 2013?

Apenas quem fez o Enem 2012 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado no exame é a pontuação utilizada para selecionar os candidatos nas vagas escolhidas. Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame.
Como funcionam as inscrições?
As inscrições, abertas nesta segunda-feira (7), vão até as 23h59 da sexta-feira (11) no site do Sisu. Durante esse período, os participantes poderão se inscrever em até duas opções de opções de vaga, especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.
Como cada instituição pode definir seus critérios de seleção, é dever do candidato ficar atento para as notas mínimas exigidas em cada curso, além da documentação necessária para a matrícula. A inscrição poderá ser alterada quantas vezes o candidato quiser até as 23h59 do dia 11, mas somente a última inscrição confirmada será considerada pelo sistema.
Diariamente, o sistema emitirá um boletim informando a nota de corte de cada curso, para que o candidato saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga, e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual. Porém, a nota de corte não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia. Por isso, ela não é uma garantir de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.
VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro
Primeira chamada do Sisu
18 a 22 de janeiro
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro
Segunda chamada do Sisu
1º a 5 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada do Sisu
28 de janeiro a 8 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera

Como funciona a seleção?


Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.
Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.

Como funciona a lista de espera?


No dia 28 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.
Como a lei de cotas será aplicada no Sisu?

No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.

O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?


Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.
Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
O edital com as datas do Prouni em 2013 será divulgado em janeiro, segundo o MEC.


________. Veja maiores notas de corte do Sisu em medicina, engenharia e direito. G1. Acesso em: 10/01/2013. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/01/veja-10-maiores-notas-de-corte-para-medicina-engenharia-e-direito-do-sisu.html

1 comentários:

Unknown disse...

Com todo esse movimento do Sisu a cabeça do aluno se entorta. Muita gente tem enlouquecido, por esses dias, tem desperdiçando suas chances de cursar medicina na cidade aonde reside: estão colocando suas escolhas de primeira e segunda opção em cidades que não são as suas. Tá fora da nota de corte?! Relaxa: a nota cai absurdamente já na segunda e terceira chamadas. Mantenha sua escolha na sua própria cidade. Você se desespera e vem um cara que tirou uma nota menor que a sua pra morar ali ao lado da sua casa. É uma questão de administração, que a ansiedade da pouca idade joga toda fora. Coloque pra sua cidade! A nota cai absurdameeente! Pode confiar! Muita gente passou pra medicina no ano passado com 6.5 / 6.6, etc. Isso aconteceu em Minas Gerais, em Fortaleza e em vários outros lugares. Isso pra não falar da segunda abertura do SISU em maio; ou seja, uma nova chance!

.