18 de jan. de 2013

Saiba o que é Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico e Área Básica de Ingresso


Foto: Arquivo pessoal (Tribuna hoje) / Divulgação
Os alunos que irão prestar o Enem/Sisu em 2013 e vão escolher uma graduação devem estar atentos ao título oferecido pelo curso. 

Geralmente, os estudantes podem optar pelos graus de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico. O Sisu, entretanto, apresenta mais uma opção: a Área Básica de Ingresso (ABI). 

Quais as diferenças entre esses graus?  

É importante saber porque isso vai interferir na atuação que o estudante terá depois de formado, especialmente porque alguns cursos, como Ciências Biológicas, oferecem tanto Bacharelado quanto Licenciatura. 

O que pode gerar mais confusão é o grau ABI. Quem optar pelos cursos descritos desta forma no Sisu vai cumprir um ciclo básico de disciplinas nos primeiros períodos da faculdade, mas a habilitação é escolhida depois. Há 17 cursos no Rio de Janeiro que oferecem essa possibilidade ao estudante.

O Bacharelado é um curso superior generalista que fornece ao diplomado competências em certo campo do saber para a atuação no mercado de trabalho. Só no Rio de Janeiro são 114 cursos que formam bacharéis. 

 Já quem deseja cursar Licenciatura precisa saber que, com este grau, estará apto a atuar como professor na   educação   básica   logo  depois  de   formado. Nesta modalidade, são oferecidas 41 graduações no Rio.

O grau  Tecnológico oferece uma formação especializada nas áreas científicas e tecnológicas e,  geralmente, dura   menos  tempo. Depois de se formar, o profissional pode atuar em áreas caracterizadas por eixos tecnológicos. No Rio, são 14 cursos que formam.




_________. Saiba o que é Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico e Área Básica de Ingresso (Adaptado). Extra. Acesso em: 18/01/2013. Disponível em: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/saiba-que-bacharelado-licenciatura-tecnologico-area-basica-de-ingresso-5278785.html#ixzz2IMNAYGLF

0 comentários:

.