27 de out. de 2011

Colégio copiou questões do Enem, afirma ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acusou nesta quinta-feira o colégio Christus de dar acesso antecipado a questões do Enem a seus alunos.


Um simulado realizado pela escola de Fortaleza há duas semanas trazia testes idênticos aos aplicados pelo exame nacional no final de semana passado em todo o país.

O ministro disse que integrantes da escola chegaram a pedir a alunos que não comentassem que o simulado continha questões do Enem.

Haddad afirmou que alguém do Christus copiou irregularmente dois dos 32 cadernos com questões pré-testadas ano passado no colégio. O pré-teste avalia o grau de dificuldade das questões, que depois são incluídas em banco do exame nacional.

O ministro ressaltou, porém, que ainda não é possível saber quais pessoas do colégios se envolveram na ação.

No Twitter, alunos disseram que "Jahilton" foi quem distribuiu o caderno. O site da escola informa que há um docente de física com esse nome. A Folha não o localizou.

HISTÓRICO

O problema veio a público após alunos escreverem em redes sociais, no final de semana, que colégio havia conseguido antecipar questões.

Inicialmente, o MEC identificou oito questões iguais.

Nesta quinta, concluiu que o simulado continha 14 questões do Enem. Elas haviam sido aplicadas no pré-teste realizado por duas turmas da escola em outubro de 2010 --os colégios que fazem o pré-teste são escolhidos por sorteio.

Segundo o MEC, todos os cadernos da pré-testagem foram devolvidos, mas o conteúdo pode ter sido copiado eletronicamente. "O material [o simulado] é o conteúdo de dois cadernos, na íntegra. Está absolutamente comprovado", disse Haddad à Folha.

As provas dos 639 alunos do Christus que fizeram o Enem foram anuladas. Elas serão reaplicadas em 28 e 29 de novembro. Ao todo, 4 milhões de estudantes participaram do exame nacional.

A escola não se pronunciou hoje. Ontem, disse que o simulado foi feito com questões de seu próprio banco de dados, que poderia ter sido abastecido com itens enviados por estudantes.

Haddad disse que a hipótese "é uma impossibilidade lógica", devido ao número de questões coincidentes.

Pais e alunos do Christus disseram que a apostila vazou a estudantes dos colégios Antares, Ari de Sá Cavalcante, Sete de Setembro e Farias Brito. As escolas negam acesso privilegiado, mas disseram que alunos do Christus podem ter repassado o material a seus estudantes.
*

Folha - Como o sr. avalia a edição 2011 do Enem?


Fernando Haddad- O Enem vem ganhando importância e tem sofrido ações criminosas. Mas os problemas de 2010 [tema vazado da redação em PE] e 2011 [simulado no CE] foram controlados. Há pessoas dizendo que o simulado circulou com alunos de outros colégios. Nosso monitoramento não apontou. Não podemos prejudicar 4 milhões com base em boatos.

É possível fazer Enem sem problemas?

Hoje li no New York Times que sete alunos foram processados por terem fraudado o SAT [prova nacional americana]. O que o Enem precisa ter é o antídoto contra ações desse tipo. Claro que precisamos fortalecer os controles, mas sempre haverá o fator humano.

O problema deste ano prejudica sua pré-candidatura à Prefeitura de SP?

Nunca misturo ações do MEC com atividades político-partidárias. E penso que as pessoas compreendem quando o Estado é vítima de ação criminosa.

_________. Colégio copiou questões do Enem, afirma ministro. FOLHA. Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/saber/998002-colegio-copiou-questoes-do-enem-afirma-ministro.shtml.  Acesso em: 27/10/2011.

0 comentários:

.