29 de set de 2015

UFJF divulga edital do Pism com 1.411 vagas

Provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro para os três módulos do programa

        Já está disponível no site da UFJF o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2016. Nesta edição, o concurso disponibilizará 1.161 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250 em dez opções de graduação em Governador Valadares. As inscrições devem ser feitas até 22 de outubro. Nesta edição, pela primeira vez as as provas serão aplicadas em apenas dois dias, 13 e 14 de dezembro, para os três módulos do programa.
        A redução no número de dias de prova (de três para dois) foi feita para aproximar o Pism do modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Sabemos que escolas e candidatos ficam hoje muito divididos entre se preparar para o Pism ou para o Enem, e nossa intenção é diminuir a distância entre um modelo e outro”, explica o coordenador geral de processos seletivos da UFJF, Edson Vieira da Fonseca Faria. “Além disso, dois dias de prova vão gerar um desgaste menor, o que deve ser considerado sobretudo no caso dos candidatos do Módulo I, mais jovens.” A alteração não mudará o número de questões aos candidatos nas provas. Até o ano passado, o primeiro dia era dedicado a questões de múltipla escolha e, a partir de agora, este tipo será distribuído nos dois dias de prova, de acordo com o conteúdo do exame discursivo.
     Este ano, as provas serão aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda. O resultado final do Pism para candidatos do Módulo III será divulgado no dia 1º de fevereiro. As notas das provas dos módulos I e II saem no dia 17 de março. No resultado final do programa são consideradas as notas obtidas nos três módulos, mas com pesos diferentes: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5.
       O Pism contempla 30% das vagas da UFJF, sendo metade deste percentual reservado a alunos cotistas. As demais são distribuídas por meio do Sistema de Ingresso Seletivo Misto (Sisu).
      Para se inscrever , o aluno deve acessar a página do Pism, preencher o formulário de inscrição e enviá-lo pela internet. Depois, é preciso imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição (R$ 110), e efetuar o pagamento impreterivelmente até dia 23 de outubro, no Banco do Brasil. A escolha do curso deverá ser feita no ato da inscrição no Módulo III do Pism.
Música e arquitetura
      A UFJF também divulgou nesta terça, 29, o edital do Vestibular para os cursos de música e arquitetura e Urbanismo, que possuem prova de habilidade específica. Neste caso, são 48 cadeiras para música e 56 para arquitetura. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de outubro, na página do Vestibular. As provas de habilidade serão aplicadas nos dias 8 de novembro, para candidatos ao curso de arquitetura, e nos dias 8, 9 e 10 de novembro, para os candidatos ao curso de música. Se aprovados nesta etapa, os vestibulandos concorrem à vaga com as notas obtidas no Enem.

TRIBUNA. UFJF divulga edital do Pism com 1.411 vagas. Tribuna de Minas. Disponível em: <http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-divulga-edital-do-pism-com-1-411-vagas/>. Acesso em: 29 set. 2015.

0 comentários:

.