9 de jan. de 2013

UFJF responde principais dúvidas sobre formas de ingresso na instituição

Confira as principais dúvidas reunidas pela Secretaria de Comunicação (Secom) sobre as formas de ingresso na UFJF

Confira as principais dúvidas reunidas pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UFJF sobre as formas de ingresso na instituição. Aqui você confere informações detalhadas sobre a participação da UFJF no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), prazos de inscrição, vagas disponibilizadas, entre outras.
1- Quais são os processos seletivos usados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para ingresso em 2013?
Para o campus de Juiz de Fora, a UFJF conta com dois programas: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para esta modalidade estão abertas até o dia 11 de janeiro.
O Pism é um programa de avaliação seriada, realizado anualmente, em módulos consecutivos de avaliação, gradual e cumulativa, sendo que a participação dos candidatos se dá em três módulos, um ao final de cada série do Ensino Médio, caracterizando-se um triênio. As inscrições já terminaram e as provas acontecem de 20 a 22 de janeiro.
Para o campus de Governador Valadares, será utilizada, como critério único, a nota do Enem para o ingresso. As datas e a especificação dessa seleção ainda serão divulgadas em edital.
2- Como a UFJF utiliza o Sisu e como se inscrever?
A UFJF é uma instituição participante do Sisu. Para se inscrever no sistema, é necessário que o candidato tenha prestado o Enem 2012 e não tenha zerado a redação. É preciso inserir o número de inscrição e senha do Enem 2012 para acessar. Caso o aluno não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la por meio do próprio site do exame.
Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de graduação, sendo que é possível se inscrever em dois cursos da mesma instituição. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas para as políticas afirmativas (cotas). Veja como funciona o sistema de cotas da UFJF.
3- Quais cursos são selecionados pelo Sisu?
Todos os cursos do campus Juiz de Fora (cerca de 50 opções), com exceção das graduações em Música e em Arquitetura e Urbanismo, as quais exigem provas de habilidades específicas e, portanto, não podem participar do sistema.
4- Quantas vagas a UFJF oferece por meio do Sisu?
Cerca de 2.600 vagas estão abertas no sistema.
5- Quando terminam as inscrições do Sisu?
As inscrições já começaram e vão até as 23h59 da próxima sexta-feira, 11, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu.
6- Quem pode se inscrever no Sisu?
Qualquer candidato que tenha prestado o Enem 2012 e não tenha zerado a redação.
7- Quanto é o ponto de corte para cada curso no Sisu?
Até a próxima sexta-feira, 11, está sendo divulgada a nota de ponto de corte para cada curso no próprio site do Sisu, todos os dias, sempre às 2h. Isso permite que, caso o candidato não tenha nota suficiente para passar em um dos cursos escolhidos, ele possa se inscrever em outras opções.
8- Não encontro vagas para o campus de Governador Valadares no Sisu, como me inscrever?
As vagas para o campus de Governador Valadares serão selecionadas por meio de edital próprio, que ainda será lançado na página do Vestibular (www.vestibular.ufjf.br). A seleção usará a nota do Enem 2012.
9- Quantas vagas a UFJF oferece para o campus de Governador Valadares?
Estão previstas 750 vagas, sendo 375 para o primeiro semestre e 375 para o segundo semestre de 2013. A confirmação do número de vagas totais e para cada um dos cursos será divulgada em edital a ser lançado pela UFJF.
10- Quais cursos serão oferecidos para o campus de Governador Valadares?
Atualmente são nove cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
11- Quando será lançado o edital para o campus de Governador Valadares?
Ainda não há data definida, mas está previsto para os próximos dias.
12- Quem se inscreveu no Pism, também pode inscrever no Sisu?
Os candidatos que irão prestar o Pism nos próximos dias 20, 21 e 22 também podem se inscrever no Sisu. A primeira chamada do Sisu sai antes mesmo da prova do Pism III, de modo que fica a critério do candidato, caso aprovado no Sisu, se matricular no curso ou prestar a prova e esperar o resultado do Pism III.
13- Vou fazer o Pism, mas não encontro o comprovante de inscrição.
O comprovante definitivo de inscrição do Pism deve ser retirado pelo candidato através do site www.vestibular.ufjf.br a partir do dia 15 de janeiro.
Outras informações: www.vestibular.ufjf.br
0800-616161 – Atendimento ao Sisu


__________. UFJF responde principais dúvidas sobre formas de ingresso na instituição. Secom/UFJF. Acesso em: 09/01/2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2013/01/09/ufjf-responde-principais-duvidas-sobre-formas-de-ingresso-na-instituicao/

2 comentários:

Anônimo disse...

E como funciona a "mobilidade acadêmica"?
THAIANY

Diego Lucas disse...

Thaiany,

a Mobilidade Acadêmica permite o intercâmbio entre as Universidades Federais e com isso, ampliar os seus conhecimentos.

Com a mobilidade, você cursará dois períodos letivos na instituição receptora (é possível ser prorrogado por mais um semestre) e depois retornará à sua instituição de origem.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Grande abraço,

Prof. Diego Lucas

.