8 de jan. de 2013

Notas de corte do Sisu estarão disponíveis na madrugada de terça


Lista de classificação parcial será divulgada diariamente no Sisu (Emília Silberstein/ UnB Agência)

Quase 500 mil candidatos já se inscreveram para disputar as 129 mil vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2013. A ansiedade agora é para saber se há chances ou não de aprovação. A partir das 2h de hoje (8) já estarão disponíveis no sistema as notas de cortes de cada curso e a classificação parcial. 

Assim, o estudante pode conferir se tem chance de conseguir a vaga para a qual se inscreveu. Elas são calculadas a partir da pontuação obtida pelos candidatos  no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. 

A nota de corte é uma referência – ela se altera ao longo do período, a medida em que novos inscritos se candidatam às vagas. Diariamente o sistema calcula a nota de corte com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso. Ela representa a nota mínima que o estudante precisa ter para ser aprovado. Se um curso tem 30 vagas, por exemplo, a nota mínima será a pontuação do candidato que preencheu a 30º vaga – quem tirou menos fica de fora.

O sistema também divulga uma classificação parcial no boletim de cada candidato que indica se ele estaria aprovado ou não a partir das notas dos inscritos até aquele momento. Ela também é apenas uma referência e se altera durante todo o período de inscrição.

A partir dessa consulta das notas de corte preliminares e da classificação parcial, o candidato pode alterar sua opção se avaliar que tem pouca chance de ser aprovado. Cada estudante pode mudar sua opção quantas vezes quiser até o último dia de inscrições – 11 de janeiro.

A lista dos aprovados em primeira chamada no Sisu será divulgada na próxima segunda-feira, dia 14 de janeiro. Há ainda uma segunda chamada prevista para 18 de janeiro.



CIEGLINSKI, Amanda. Notas de corte do Sisu estarão disponíveis na madrugada de terça. EBC. Acesso em: 08/01/2013. Disponível em: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/01/nota-de-corte-do-enem

0 comentários:

.