8 de dez. de 2011

Especialistas dão dicas de como enfrentar maratona de provas do Pism

Estudantes devem consultar seus locais de prova
com antecedência e se prepararem para sair de casa mais cedo
Coração acelerado, frio na barriga, suor, boca seca e insônia são sinais daquela ansiedade que acomete algumas pessoas às vésperas de momentos decisivos em suas vidas. Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular alguns candidatos acabam passando por esses sintomas, o que pode ser prejudicial para o desempenho deles na seleção.

Uma boa noite de sono é uma das indicações que o coordenador do Ensino Médio do Colégio João XXIII, Agostinho Beghelli, dá aos candidatos. “O aluno tem que ter a consciência que o conhecimento é fruto de seu trabalho do ano inteiro. Não adianta ficar estudando até tarde na noite anterior. Isso é sempre pior. O melhor é confiar no que sabe, e ficar tranquilo.”

Para a realização da prova, o coordenador orienta o candidato a ler todas as questões, e começar pelo conteúdo que possui mais facilidade. A recomendação é não se deter por muito tempo nas questões que não sabe resolver e se empenhar nas demais.

Segundo Beghelli, o nervosismo dos pais também acaba influenciando no desempenho.“Os pais devem entender que é uma seleção, e a maioria dos candidatos não passará. Portanto, nada de ficar cobrando, afinal todo ano existe a chance de entrar.”

Alimentação leve

Refeição moderada é a principal dica da nutricionista Cássia Cardoso de Oliveira. “É importante que o candidato não coma alimentos pesados que vão dar aquela sonolência. No entanto, eles também não devem comer pouco, pois a fome atrapalha no desempenho intelectual. O principal é estar saciado”, afirmou.

De acordo com a nutricionista, o café da manhã deve ser tomado normalmente, seguido de uma fruta no intervalo que antecede o almoço. Na hora da refeição, arroz, feijão, salada e uma carne, sempre em quantidades que satisfaçam. Para comer durante a prova, a indicação é de uma barra de cereal, biscoito de água e sal ou integral. Segundo Cássia, o chocolate também é permitido, mas em algumas pessoas ele acaba causando inconvenientes desarranjos intestinais.

Chegar com antecedência

O estresse do trânsito pode deixar os candidatos nervosos e, por isso, a orientação é sair da casa com bastante antecedência chegando ao local de prova uma hora antes do horário previsto. Roupas confortáveis também são indicadas para enfrentar as quatro horas de prova.

Os módulos I e II do Pism serão aplicados a partir deste domingo, 11. As provas vão até terça-feira, 13, e quase 14 mil estão inscritos.

Outras informações: www.vestibular.ufjf.br


SECOM. Especialistas dão dicas de como enfrentar maratona de provas do Pism. UFJF. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2011/12/08/especialistas-dao-dicas-de-como-enfrentar-maratona-de-provas-do-pism/. Acesso em: 08/12/2011.

0 comentários:

.