21 de out de 2011

Projeto Educação esclarece dúvidas sobre a redação do Enem

Professora responde perguntas de alunos da Escola Maria Vieira Muliterno.
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem no final de semana.


A Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que terá o seu primeiro dia de provas neste sábado (22), é o tema do Projeto Educação desta sexta-feira (21). A professora de redação Fernanda Bérgamo esclarece dúvidas de alunos da Escola Estadual Maria Vieira Muliterno, no município pernambucano de Abreu e Lima.

Os estudantes da escola de referência apresentaram no último ano o melhor desempenho, entre as escolas públicas, nas provas de português e matemática do Enem, de acordo com o Índice de Desempenho de Pernambuco. O percentual de aprovação no exame e em outros vestibulares ficou em 34%. O desafio desses alunos é a responsabilidade de manter o alto nível nesta edição do Enem.

De acordo com Fernanda Bérgamo, a prova é responsável por alavancar ou derrubar a nota do aluno.”Em Humanas e Saúde o peso da redação é o mesmo. Toda redação completa tem título, introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, nenhuma tem menos de três parágrafos”, afirma.

A professora destaca que é preciso prestar atenção ao título. “Alguns corretores não penalizam a ausência de título, mas como não se sabe quem irá corrigir é melhor não arriscar”. Fernanda Bérgamo ainda ressalta que todo o texto que fica de fora da caixa de redação é desconsiderado pelo corretor.

Redações de menos de oito linhas, que fogem ao tema e que apresentem argumentos que ofendam os direitos humanos, estão sujeitas a ponto do corte, esclarece a professora.

________. Projeto Educação esclarece dúvidas sobre a redação do Enem. GLOBO. Disponível em:  http://g1.globo.com/pernambuco/projeto-educacao/noticia/2011/10/projeto-educacao-esclarece-duvidas-sobre-redacao-do-enem.html. Acesso em: 21/10/2011.

0 comentários:

.