7 de jun. de 2011

Vai fazer vestibular da UFMG? Preste atenção em regras e mudanças

 
 
A UFMG vai oferecer 6.670 vagas, distribuídas em 76 cursos de graduação, no Vestibular 2012.

O Enem vai substituir a primeira etapa do vestibular. Portanto, candidatos à UFMG devem se inscrever, até 10 de junho, no exame nacional. Só será válida a nota obtida no Enem deste ano, cujas provas serão em 22 e 23 de outubro, não sendo permitido aproveitar o resultado de testes anteriores.

Mesmo com o cadastro no Enem, os candidatos devem se inscrever no vestibular da UFMG, de 12 de agosto a 9 de setembro. A taxa é de R$ 95.

As provas da segunda etapa serão aplicadas de 3 a 10 de janeiro de 2012.

A nota da prova de redação do Enem passará a ser considerada somente na segunda etapa do vestibular da UFMG, com o valor de 16 pontos. Assim, as provas específicas da segunda etapa somarão 80 pontos, totalizando 96 pontos com a prova de redação. No ano passado, a redação do exame nacional entrou no conjunto de notas da primeira etapa.

Candidatos a 44 cursos farão, pela primeira vez, prova de língua portuguesa e literatura brasileira A, na segunda etapa do vestibular. São eles: engenharia aeroespacial, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de minas, engenharia de produção, engenharia de sistemas, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, geologia, psicologia, filosofia, medicina, design, gestão de serviços de saúde, controladoria e finanças, gestão pública, administração, antropologia, arquivologia, biblioteconomia, geografia, história, pedagogia, ciências do estado, direito, conservação e restauração de bens culturais móveis, design de moda, aquacultura, curso superior de tecnologia em radiologia, educação física, enfermagem, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, terapia ocupacional, ciências atuariais, estatística, matemática, matemática computacional e administração (Montes Claros).

Candidatos de outros quatro cursos (letras, comunicação, teatro e dança) farão prova de língua portuguesa e literatura brasileira B, na segunda etapa do vestibular. Nesse caso, será cobrada a leitura de quatro livros: Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância, de Graciliano Ramos;

Também haverá duas provas diferentes de matemática na segunda etapa. O teste de matemática A será aplicado a candidatos aos cursos de gestão de serviços de saúde (BH), gestão pública (BH) e administração (Montes Claros). Outros 27 cursos ofertados em Belo Horizonte e um de Montes Claros farão o teste de matemática B. São eles: engenharia aeroespacial, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de minas, engenharia de produção, engenharia de sistemas, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, geologia, física, química, química tecnológica, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, relações econômicas internacionais, sistemas de informação, controladoria e finanças, administração, ciências atuariais, estatística, matemática, matemática computacional e engenharia agrícola e ambiental (Montes Claros).

O programa de bônus continua em vigor. Com ele, alunos que cursaram todo o ensino médio e os quatro últimos anos do nível fundamental em escola pública têm direito a acréscimo de 10% na nota. Quem cumprir esse requisito e ainda se autodeclarar negro tem mais 5% de aumento, totalizando bônus de 15%;

O resultado geral do vestibular deve ser divulgado no fim de janeiro

O início do ano letivo deve ser antecipado para fevereiro de 2012.

_________. Vai fazer vestibular da UFMG? Preste atenção em regras e mudanças. ESTADO DE MINAS. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/06/02/internas_educacao,231488/vai-fazer-vestibular-da-ufmg-preste-atencao-em-regras-e-mudancas.shtml. Acesso em: 07/06/2011.

0 comentários:

.