1 de jun. de 2011

O Enem 2011

Entenda as mudanças que ocorreram com a proposta do MEC de unificação do vestibular

Camilo Gomide

Getty Images

26 das 55 universidades federais adotarão o Enem como fase única do vestibular

Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2011 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares. A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com o ministro Fernando Haddad o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. O ministro acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio. Para Haddad, essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro. Para entender melhor o Enem 2011, o Educar Para Crescer elaborou uma lista com as principais dúvidas sobre o exame.

Quem pode prestar o Enem 2011?

O Enem é voluntário, e podem participar alunos que concluirão o Ensino Médio em 2011 ou em anos anteriores.

Como se inscrever no Enem?

Os interessados em prestar o Enem 2011 poderão se inscrever para a prova a partir do dia 23 de maio. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Inep, e vão até o dia 10 de junho. Para inscrição, o Enem 2011 exigirá que o estudante informe o número do próprio CPF, independentemente da idade, o aluno com 16 anos ou mais, pode fazer o cadastro de pessoa física em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e também através dos Correios.

Em quais casos a inscrição é gratuita?

Alunos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas se inscrevem ao Enem gratuitamente. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição é 35 reais, como no ano passado.

Como é a prova?

O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A prova do Enem 2011 terá cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada. O Inep/MEC divulgou um conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas na Matriz de referência Enem 2009". s e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias - 6 e 7 de novembro. O Inep/MEC já divulgou o conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas. Confira aqui: Matriz de referência Enem 2009"

Como será a redação?

Na redação, os participantes devem analisar diferentes textos que tratam de temas atuais de ordem política, social ou cultural e, depois, escrever um novo texto argumentativo-dissertativo apresentando seu ponto de vista. Para fazer uma simulação do Enem acesse o link: simulado do novo Enem.

Quais as cobranças específicas em relação ao conteúdo?

Desde 2010, o Enem conta com duas provas de língua estrangeira: inglês e espanhol. O aluno deve optar por uma das duas na inscrição e depois de feita a escolha não é possível alterar. Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no Ensino Médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do Ensino Médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação.

Como ver os resultados do Enem 2011? O Boletim Individual de Resultados é enviado para o endereço indicado na ficha de inscrição. O participante também pode conferi-lo pela internet, onde também estão disponíveis as médias por escola e município.

Qual é a relação entre o Enem e o ProUni? O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições públicas e privadas de educação superior. A seleção dos candidatos é feita de acordo com a nota obtida no Enem. Além da nota, é preciso que a renda per capita familiar não ultrapasse três salários mínimos.

Qual é a relação entre o Enem e o Sistema de Seleção Unificada (SISU) para u

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um método informatizado de rankiamento, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota do Enem. O aluno pode escolher as cinco instituições em que deseja estudar, por ordem de preferência, através de um sistema informatizado e online. Nesse mecanismo, as universidades informa o número de vagas disponíveis e o peso que cada área do conhecimento da prova terá na nota final do candidato. A partir dessas informações, o sistema simula a posição dos candidatos e suas possibilidades de acesso nas cinco universidades de sua preferência. A escolha das cinco universidades e do curso só será feita depois que o estudante prestar a prova e o resultado for divulgado. É importante lembrar que somente as instituições que adotarem o Enem como fase única de seus processos seletivos ofertarão suas vagas no sistema unificado. Atualmente, o Sistema é aderido no Brasil todo por cinco universidades estaduais, 39 federias e 38 Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia.

Quais os objetivos da mudança no vestibular? A proposta do MEC é mudar a forma como o conteúdo é cobrado nos vestibulares para, assim, reorganizar a grade do ensino médio. Atualmente, o Enem exige mais raciocínio do que memorização. Além disso, com o vestibular unificado, pretende-se alcançar maior mobilidade de estudantes entre as Universidades, pois os candidatos que tirarem as melhores notas poderão escolher as instituições onde estudar. Dessa maneira, um estudante do Acre que pretende cursar medicina no Rio de Janeiro poderá fazer a prova em seu estado, e caso consiga pontuação suficiente terá uma vaga assegurada na instituição de sua preferência. Tudo isso sem precisar arcar com os custos de um vestibular fora de seu estado.

Como o Enem funciona como cerificado de Ensino Médio?

Desde 2009, existe a possibilidade de se obter a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem. Para isso, o candidato deve se inscrever para o Exame e fazer a prova, assim como os demais. A única exigência é ter no mínimo 18 anos. Se atingir no Enem a nota mínima exigida para conseguir o certificado (estabelecida pelas Secretarias de Educação à partir de orientação do Inep, o candidato deve procurar a Secretaria de Educação de seu estado e exigir o documento.

Quem vai mal no Enem pode prestar novamente a prova em outros anos?

Sim, o estudante pode prestar o Enem quantas vezes achar necessário. Mesmo já tendo concluído o ensino médio há um bom tempo.

Como estudar para o Enem 2011?

Nenhuma universidade é obrigada a aderir o Enem como vestibular, mas o MEC espera que todas o adotem de alguma forma. As formas de adesão ao Enem para as instituições federais de ensino superior são: como fase única; como primeira fase do processo seletivo ou como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular.

Quais opções as universidades têm para aderir ao Enem nesse novo formato?

Para a primeira edição, em 2009, ainda não será cobrado língua estrangeira. Mas a disciplina será exigida a partir da próxima avaliação do Enem.

Somente as universidades federais podem utilizar o Enem como processo seletivo?

O foco é esse. Mas o plano do governo é que, no futuro, todas as instituições de ensino adotem o novo exame, inclusive as particulares. Vale lembrar que o Enem já é utilizado como vestibular por universidades e faculdades particulares inseridas no ProUni (Programa Universidade para Todos). Ao aderir ao Prouni, as universidades e faculdades participantes do Programa são isentas do pagamento de parte dos seus impostos mediante à concessão de vagas para estudantes de baixa renda que tiverem bom desempenho no Enem.

O que levar no dia da prova?

-Documento de identificação: cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros, a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei valham como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 1997. Não serão aceitos como documentos de identificação protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza pública ou privada que não possua fé pública, validade em todo o território nacional e fotografia. -Cartão de confirmação de inscrição do Enem, enviado pelo correio -Caneta esferográfica preta e lápis

O que não levar no dia da prova?

Não será permitido de maneira alguma ao aluno levar para a sala de prova livros, manuais, impressos, anotações, aparelhos eletrônicos - calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio ou quaisquer outros tipos de transmissores e receptores de dados e mensagens.

O que é Comitê de Governança e para que ele serve?

O Comitê de Governança foi criado em 2009 a pedido da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). À época, a intenção era acompanhar a elaboração e evolução do novo Enem. Hoje, o Comitê analisa os impactos do exame no currículo do ensino médio e faz os ajustes necessários ao Enem. Fazem parte do Comitê de Governança representantes do Inep, do Ministério da Educação, da Andifes e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

GOMIDE, Camilo. O Enem 2011. Educar para crescer. Editora Abril. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/nova-proposta-vestibular-432337.shtml#. Acesso em: 01/06/2011.

0 comentários:

.