22 de jun. de 2011

Noites maldormidas dificultam o aprendizado, e a sesta pode ser vilã no vestibular 2012 ou no Enem 2011

Jae Alfradique, de 16 anos, estuda das 7h às 17h na escola Mopi, na Tijuca. Ao chegar em casa, descansa um pouco e depois retoma o trabalho. Por volta de uma da manhã, às vezes mais tarde até, ela dorme. Ou melhor, tenta dormir. A ansiedade de Jade, que disputa uma vaga no curso de Relações Internacionais, vem tirando o seu sono. Literalmente.

- Eu tinha propensão a ter insônia de vez em quando, e sempre estudei melhor à noite. Tem dias em que vou até 2h da manhã, se estiver no meio de um assunto. Quando me deito, não consigo dormir, a cabeça não para. Penso que deveria estudar mais, que não me dediquei o necessário - conta a menina.

No dia seguinte, ela admite o cansaço, que torna ainda mais difícil absorver o conteúdo das aulas. Essa é apenas uma das consequências de uma noite maldormida, afirma o Fausto Ito, médico com especialidade em sono pela USP. Ele explica que, quando dormimos, a informação recebida é organizada no nosso cérebro. Falta de concentração, dificuldade de raciocinar e memorizar conteúdos são outras consequências. Ou seja, péssimo para os vestibulandos.

- Quem dorme mal acorda sem disposição, de mau humor, o que prejudica o resto do dia - diz.

O sono da tarde, a chamada sesta, também deve ser evitada. Ao criar esse hábito, o corpo fica condicionado a descansar nesse horário. E, em provas realizadas à tarde, como o Enem, o estudante pode ter seu rendimento prejudicado.

Quando  me  deito, não  consigo  dormir,
a cabeça não para” (Jade Alfradique)

- Será exigido intenso raciocínio, que pode ser perdido por conta da sesta.

Para melhorar a qualidade do sono, Ito dá algumas dicas. A primeira é a prática de exercícios físicos, de preferência atividades aeróbicas, pelo menos três vezes por semana.

Os energéticos e bebidas cafeinadas (como Coca-Cola e café) são itens proibidos, pois apenas postergam a vontade de dormir, e o preço é pago no dia seguinte.

Alimentos como leite, cereais e frutas secas auxiliam a ter um sono melhor, assim como os carboidratos. Criar o hábito de dormir sempre no mesmo horário também ajuda, pois condiciona o corpo.

__________. Noites maldormidas dificultam o aprendizado, e a sesta pode ser vilã no vestibular 2012 ou no Enem 2011. O GLOBO. Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/06/17/noites-maldormidas-dificultam-aprendizado-a-sesta-pode-ser-vila-no-vestibular-2012-ou-no-enem-2011-924706226.asp#ixzz1Q0tBgJze. Acesso em: 22/06/2011.

0 comentários:

.