29 de mai. de 2011

UFV modifica seu processo seletivo e reserva 80% das vagas para candidatos do Sisu

80% das vagas vão para os candidatos do Sisu

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveu mudanças no processo seletivo da instituição para candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de agora, 80% das vagas nos cursos de graduação oferecidos nos três campi - Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba - serão preenchidos por intermédio do Sisu do Ministério da Educação (MEC), ficando os 20% restantes reservados aos candidatos que participam do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que já vem sendo utilizado pela UFV.

Anteriormente, as vagas destinadas aos candidatos que optavam pelo Sisu eram apenas 20% do total. A reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, considera que a decisão dos conselhos foi muito sábia e representa um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior, ampliando as opções de ingresso para candidatos de vários pontos do país. Ao mesmo tempo, disse que contempla a regionalização com a manutenção do Pases.

Outro aspecto importante da discussão das mudanças no processo seletivo foi a permanência do estudante no curso, no que a universidade conta com o apoio do MEC, viabilizada pela política de assistência estudantil, disse a reitora.

Processo

O Sisu utiliza as notas obtidas pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de conhecer a pontuação, o candidato entra no sistema Sisu do MEC e escolhe, com base na nota obtida, a instituição e o curso pretendido. O sistema fica aberto durante um período determinado e oferece as opções para que o candidato possa ir modificando a demanda. É fundamental, entretanto, que o candidato se apresente para matrícula em caso de o nome dele constar na primeira chamada, caso contrário o mesmo estará excluído do processo.

Como informa o pró-reitor de Ensino, professor Vicente de Paula Lelis, as modificações aprovadas resultaram de discussões e análises realizadas em reuniões e eventos que contaram com significativa participação da comunidade acadêmica. No caso de o candidato buscar o ingresso por intermédio do Pases, o professor informa que para a terceira etapa do processo, que equivalia a prova do vestibular, passa a ser utilizada a nota obtida pelo candidato no Enem.

Estudos indicam que não existem diferenças significativas no desempenho do candidato na prova do exame seriado e a do Enem. O Pases é realizado no transcorrer do ensino médio, em três avaliações e, no entender do pró-reitor, traz algumas vantagens, já que possibilita ao candidato a oportunidade de conhecer melhor a universidade e de familiarizar-se com os processos seletivos, evitando situações de estresse.
MARTINS, José Paulo. UFV modifica seu processo seletivo e reserva 80% das vagas para candidatos do Sisu. UFV Viçosa. Disponível em: http://www.caf.ufv.br/paginas/sistemas_integrados/sign/listar_noticia.php?id=287. Acesso em: 29/05/2011.

0 comentários:

.