30 de mai. de 2011

SÉRIE PROFISSÕES: DIREITO

Duração do curso: cinco anos

Um dos mais tradicionais cursos de graduação do País ainda permanece no topo das preferências dos estudantes que completam o Ensino Médio. Porém, esqueça a aura de caretice do curso: o Direito está mais atual do que nunca, de olho nas mudanças que interferem diretamente na vida das pessoas e das empresas. Afinal, qual advogado imaginaria atuar em causas como a liberação das pesquisas com células-tronco há alguns anos?

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-Rio), Wadih Damous Filho, comenta que, de mãos dadas com as áreas mais conhecidas do Direito, civil, do trabalho e penal, estão novidades como telecomunicações, bioética, informática e internet. "Estas novas áreas estão se afirmando e ampliando o mercado de trabalho", comemora.

Mas se prepare para estudar muito, e não só durante os cinco anos de duração do curso, que inclui em seu currículo básico disciplinas como Direito Constitucional, do Trabalho, Civil e Penal. "O Direito está em constante mutação. Leis novas sempre vêm. Formas diferentes de interpretação sempre aparecem. Entendimentos de juristas e magistrados sempre mudam", ensina o advogado Leandro Ricci, formado há dez anos pela Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Mercado - O profissional formado é o bacharel em Direito, que estará apto a se habilitar ao exercício da Advocacia Privada e ao ingresso nas carreiras jurídicas do serviço público. As áreas de atuação são as seguintes: Magistério Superior, Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Militar, Defensoria Pública, Procuradorias Municipais e Estaduais e Advocacia Geral da União.

Seja qual for a escolha, o presidente da OAB do Rio aconselha a especialização em uma área. "Não há espaço no mercado de trabalho para os generalistas. Deve-se buscar - embora seja importante reter conceitos jurídicos básicos de outras esferas - a especialização", garante.

A prova da OAB, que concede o direito de o bacharel exercer a função de advogado, é um dos grandes entraves de quem é recém-formado, já que é proibido trabalhar na função sem o registro na Ordem dos Advogados do Brasil. O segredo é estudar bastante durante a graduação, diz Wadih Damous Filho, presidente da OAB-Rio. "Decorar algumas noções e memorizar alguns artigos de lei podem até trazer o diploma, mas esses bacharéis não conseguirão depois ultrapassar o exame de ordem", afirma. "Descobrirão que lhes falta a prática do raciocínio jurídico e que não têm uma boa formação acadêmica."

É pra você? - Um dos professores do advogado Leandro Ricci deu uma dica que, à primeira vista, parece descolada do aprendizado do Direito. "Um conselho de um grande professor que tive foi de ler muito, ler sempre. Mas não só livros técnicos: ler poemas, romances, filosofia, história", lembra. O futuro bacharel em Direito deve ter muita força de vontade, além de disciplina, disposição para estudar e uma boa cultura geral.

O que vem por aí? - Para o presidente da OAB do Rio de Janeiro, uma das principais tendências no mercado de trabalho é o fim dos escritórios unipessoais ou com dois ou três sócios. "As grandes bancas de advocacia começam a abocanhar mercado, porque oferecem quase todas as especialidades", explica. Leandro Ricci lembra também das novas áreas de atuação do advogado, como o Direito Ambiental e o nascimento do chamado Biodireito, que cuida de biossegurança, dos avanços da genética e afins. "Uma tendência é o aumento do número de profissionais na área de fusões e aquisições, dentro do Direito empresarial", lembra.

Diferencial - Estudar bastante e ter o domínio de línguas estrangeiras são requisitos básicos. Leandro Ricci aconselha ainda a complementar o curso com estágios, que podem ser feitos já no segundo ano. "Existem áreas que só se aprende na prática, já que as faculdades ainda não ensinam a teoria", comenta.

Grade Básica do Curso de Direito:

  • Direito Civil
  • Direito Internacional
  • Direito Comercial
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Clássico e Teoria do Direito
  • Direito Constitucional
  • Filosofia
  • Finanças
  • Medicina Legal

Direito: Aspectos Favoráveis

Advogados especializados em direito ambiental, direito do consumidor, direito comercial e direito internacional estão sendo muito requisitados atualmente, uma especialização nestas áreas é emprego garantido. Carreiras tais como Juiz de Direito e Promotor também estão sempre precisando de profissionais, são carreiras estáveis e de excelente remuneração.

Direito: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável do Direito é a necessidade do estudo e atualização constantes, já que as leis estão sempre em transformação e revisão. Outro aspecto desfavorável é que o concurso para determinadas vagas tais como Juiz de Direito são extremamente concorridos.

Informações Gerais:

O curso conta com aulas teóricas e práticas, e com a realização de exercícios e atividades em casos reais. A formação compreende dois ciclos: o básico e o profissional. Ao lado de disciplinas profissionalizantes obrigatórias, como Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Processual etc., destacam-se seminários e disciplinas eletivas como Direito das Relações de Consumo, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Econômico, Direito de Execução Penal, Direito da Concorrência etc. A estrutura do curso permite, assim, o equilíbrio entre os conteúdos tradicionais e os modernos contornos e tendências das ciências jurídicas.

São oferecidos, como atividades complementares de graduação, Simpósios Jurídicos, Estágios extracurriculares, Programas de Monitorias e Treinamento Profissional, além de outros eventos acadêmicos e comunitários.

A aplicação do conhecimento realiza-se no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito, sob a orientação de professores especializados. Além de estágios supervisionados, realizados inclusive por meio de convênio com outras instituições ligadas à prática forense, desenvolvem-se projetos de extensão para atendimento jurídico à comunidade carente, dentre eles o de apoio à comunidade carcerária, em parcerias bem sucedidas com os órgãos de segurança pública da Secretaria de Estado da Defesa Social e com a Defensoria Pública.

_____________. Guia das profissões: Direito. TERRA. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3010990-EI11801,00-Direito.html. Acesso em: 30/05/2011.

__________. As carreiras do Direito. Guia da Carreira. Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/direito-advocacia/. Acesso em: 30/05/2011.

_________. Graduação: Direito. Portal UFJF. Disponível em: http://www.ufjf.br/portal/universidade/graduacao/direito/. Acesso em: 30/05/2011.

0 comentários:

.