23 de mai. de 2011

UFMG divulga mudanças para o Vestibular 2012

Pró-reitora de Graduação explicou nesta segunda (23) sobre novas regras. Quarenta e quatro cursos vão ter prova de língua portuguesa e literatura A.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou, nesta segunda-feira (23), mudanças para o Vestibular UFMG 2012. Haverá aplicação de uma nova prova de português – língua portuguesa e literatura brasileira A – para 44 dos 75 cursos de graduação. Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, a decisão foi tomada para medir a capacidade de interpretação e produção de textos dos alunos, além de manter a qualidade dos alunos que ingressam na universidade. “A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos colegiados da própria universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na universidade”, destacou Antônia.

Segundo ela, o português é de extrema importância porque o domínio deste conhecimento está em todas as áreas do saber. “Um dos colegiados que solicitou a prova de português e literatura foi, por exemplo, o de matemática por entender que às vezes o aluno tem o raciocínio matemático, mas não tem capacidade de interpretar o que está sendo colocado para ele”, explicou.

As datas para inscrição na segunda etapa da UFMG ainda não foram fixadas, mas, segundo a pró-reitora, devem ser em agosto. Sobre os dias em que serão aplicadas as avaliações de segunda etapa, ela disse que “o esforço da universidade é para que sejam na primeira quinzena de janeiro de 2012”.

Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova de língua portuguesa e literatura brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas aprovado pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe). O anúncio foi feito dia 18 de maio pela pró-reitora.

Enem

Antônia falou também que “é indispensável, para quem quer fazer o Vestibular UFMG 2012, fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque ele substitui a prova de primeira etapa da UFMG”. A pró-reitora declarou, ainda, que o período de inscrição no Enem vai desta segunda-feira (23) até 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A UFMG adotou o Enem pela primeira vez no último vestibular em substituição à primeira etapa de seu vestibular.

Livros

O edital define também que a prova de língua portuguesa e literatura brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de letras, comunicação, teatro e dança que deverão ler os livros “Espumas flutuantes”, de Castro Alves; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Joias de família”, de Zulmira Ribeiro Tavares; e “Infância”; de Graciliano Ramos. A obra “Mar Absoluto”, de Cecília Meireles, foi excluída da lista por estar esgotada.

Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de gestão de serviços de saúde que, além da prova de história, farão as de matemática A e língua portuguesa e literatura brasileira A.

O edital dos programas das provas estará disponível nesta segunda-feira (23), na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no endereço www.ufmg.br/copeve.

___________. UFMF divulga mudanças para o Vestibular 2012. GLOBO. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/05/ufmg-divulga-mudancas-para-o-vestibular-2012.html. Acesso em: 24/05/2011.

0 comentários:

.