1 de jul. de 2009

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE


(Vunesp-SP) As questões de números 1 e 2 tomam por base o seguinte texto: "Seja qual for o lugar em que se ache o poeta, ou apunhalado pelas dores, ou ao lado de sua bela, embalado pêlos prazeres; no cárcere, como no palácio; na paz, como sobre o campo de batalha; se ele é verdadeiro poeta, jamais deve esquecer-se de sua missão, e acha sempre o segredo de encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração, e elevar o pensamento nas asas da harmonia até as idéias arquétipas."
1. O trecho acima foi extraído da "Advertência" ao leitor feita por Domingos José Gonçalves de Magalhães nas páginas iniciais de seu livro Suspiros Poéticos e Saudades. Que representa esta obra na história da literatura brasileira?


2. A leitura do trecho acima citado nos permite identificar o período literário a que pertence a obra. Comente duas passagens desse trecho que revelem características da literatura do período em questão.

3. (Fuvest-SP) “Já de morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser imortal desgosto!”

No fragmento anterior, pertencente a Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?

a. Mal-do-século.
b. Bucolismo.
c. Poesia condoreira.
d. Nacionalismo.
e. Indianismo.


4. (Unitau-SP) “É o mais subjetivo, o mais individualista, e, nesse sentido, o mais romântico dos nossos poetas românticos. E, ao mesmo tempo, o mais anti-romântico.” (M. J. da Trindade Negrão) Trata-se de:

a. Gonçalves Dias.
b. Gonçalves de Magalhães.
c. Álvares de Azevedo.
d. Castro Alves
e. Fagundes Varela.

5. (FUVEST – SP) – “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de:

a) concessão
b) oposição
c) condição
d) lugar
e) consequência

6. (UFSM– RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto


* As respostas se encontram na aba "Questões"

4 comentários:

Anônimo disse...

UUUUauuuu... não resisti... tenho q comentar! Tá ficando xiquerrrrrimoo@! usando sei blogger pra marcar trabalho para seus aluninhosss anjinhos!!! Q massa hein... parabéns! sinal q estamos evoluindo mesmo e assim vai ter visitas por aqui sempre né... Parabéns por tudo! bjos
Adriana

Lucas disse...

onde estão as respostas?

Anônimo disse...

cadê o extra-classe do 2° ano regular do colegio cataguases?

Diego Lucas disse...

Caro aluno,

as atividades foram passadas aos que estavam presentes em sala de aula.

Abraço,

Prof. Diego Lucas

.