28 de mai de 2017

Entenda todas as mudanças do Enem 2017

Exame será aplicado em dois domingos seguidos, não certificará mais o ensino médio e sabatistas farão a prova normalmente; veja as mudanças

Primeiro dia das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),
em São Paulo (SP) - 05/11/2016 (Bruno Menezes/VEJA.com)

Em coletiva de imprensa concedida no dia 09 de março de 2017, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, anunciaram uma série de mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste ano. Entre elas, algumas são oriundas da consulta pública sobre o exame realizada entre janeiro e fevereiro.

Exame em dois domingos

O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Segundo a presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, a “esmagadora maioria” dos participantes preferiram manter o exame presencial, em papel, ao invés da opção de alterá-lo para ser feito em computador.

A mudança do exame para domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. Segundo o MEC, os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil.

NOVAS NORMAS

Confira abaixo as mudanças, ponto a ponto:

» Datas
A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

» Redação
A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30min. No segundo domingo, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30min de duração.

» Certificação
O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o teste adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

» Segurança
Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), junto com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição.

» Resultados
Não será mais divulgado resultado por escola.

Vagas do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, portaria com as regras para a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2017. De acordo com o texto, as mantenedoras de instituições de ensino participantes da seleção devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) para informar os cursos nos quais não houve formação de turma. As empresas, segundo a portaria do MEC, são obrigadas a fornecer essa informação até a próxima terça-feira, dia 14 de março.





REDAÇÃO. Entenda todas as mudanças do Enem 2017 (adaptado com informações do Estado de Minas). GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/entenda-todas-as-mudancas-do-enem-2017/>. Acesso em: 28 mai. 2017.

0 comentários:

.