28 de mai. de 2017

Entenda todas as mudanças do Enem 2017

Exame será aplicado em dois domingos seguidos, não certificará mais o ensino médio e sabatistas farão a prova normalmente; veja as mudanças

Primeiro dia das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),
em São Paulo (SP) - 05/11/2016 (Bruno Menezes/VEJA.com)

Em coletiva de imprensa concedida no dia 09 de março de 2017, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, anunciaram uma série de mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste ano. Entre elas, algumas são oriundas da consulta pública sobre o exame realizada entre janeiro e fevereiro.

Exame em dois domingos

O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Segundo a presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, a “esmagadora maioria” dos participantes preferiram manter o exame presencial, em papel, ao invés da opção de alterá-lo para ser feito em computador.

A mudança do exame para domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. Segundo o MEC, os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil.

NOVAS NORMAS

Confira abaixo as mudanças, ponto a ponto:

» Datas
A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

» Redação
A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30min. No segundo domingo, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30min de duração.

» Certificação
O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o teste adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

» Segurança
Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), junto com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição.

» Resultados
Não será mais divulgado resultado por escola.

Vagas do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, portaria com as regras para a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2017. De acordo com o texto, as mantenedoras de instituições de ensino participantes da seleção devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) para informar os cursos nos quais não houve formação de turma. As empresas, segundo a portaria do MEC, são obrigadas a fornecer essa informação até a próxima terça-feira, dia 14 de março.





REDAÇÃO. Entenda todas as mudanças do Enem 2017 (adaptado com informações do Estado de Minas). GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/entenda-todas-as-mudancas-do-enem-2017/>. Acesso em: 28 mai. 2017.

1 comentários:

skills to create a coherent paper disse...

According to the text, the sponsors of educational institutions participating in the selection must access the Fies Computerized System (Sisfies) to inform the courses in which there was no class formation.

.