14 de jun. de 2013

Inscrição no Sisu exige atenção na escolha pelo sistema de cotas

Os estudantes devem ficar atentos na hora da inscrição. Nem sempre o sistema de cotas é o melhor caminho para conseguir a vaga.

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que vão disputar vaga em uma instituição federal pelo Sisu devem ficar atentos na hora da inscrição. Nem sempre o sistema de cotas é o melhor caminho para conseguir a vaga.
Preocupado, Vinícius de Castro fez a inscrição assim que acordou. “A gente fica ansioso, querendo passar rápido. Cobrança dos pais”, conta o estudante.
São quase 40 mil vagas em todo o país. Nas universidades e institutos federais, pela lei de cotas, fica reservado no mínimo o percentual de 12,5% das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Na hora da inscrição, o candidato pode marcar duas opções de curso, indicando qual é a prioritária. E terá também que escolher uma das opções de inscrição: o sistema de cotas ou a concorrência ampla, com todos os candidatos.
Algumas escolas adotam ainda critérios próprios de bonificação: a concorrência ampla com bônus. Neste caso, o aluno que tem direito ao sistema de cotas compete com os demais, só que com direito a um bônus, que vai acrescentar um percentual à nota que ele tirou na prova do Enem.
A nota mínima, chamada de corte, que o candidato tem que ter aparece no ato da inscrição.
A questão é que essa nota é alterada à medida que o sistema recebe novas inscrições.  Daí o conselho dos especialistas: consultar o site diariamente. Afinal, a opção de curso também pode ser mudada a qualquer momento, sem limite de vezes, até o fim do prazo de inscrições.
“Se eu avaliar que as notas estão muito próximas, veja se tem bônus, aí você crava no bônus. Se a nota do sistema de cotas, a nota de corte, ela é muito mais favorável, é menos concorrência do que a concorrência ampla, crave no sistema de cotas. Você tem mais chance”, explica Rudá Ricci, sociólogo.
No último Sisu, por exemplo, a relação candidato/vaga no sistema de cotas foi quase o dobro da ampla concorrência. Para quem tem direito ao sistema de cotas, essa é uma semana de expectativas, de olhos grudados no computador.
“Estou até olhando agora. Eu fiz ontem de manhã e estou olhando como é que está”, conta Lydya Rayane, estudante.
“Eu concorri com a lei de cotas, mas eu achei interessante que a nota de ampla concorrência estava mais baixa que de cotas mesmo”, lembra Ângelo Michel, estudante.
Seja como for, Ana Flávia acha que a vez agora é de quem teve mais dedicação durante o Ensino Médio. “Esse ano vai. Esse ano tem que ir”, diz.

Redação. Inscrição no Sisu exige atenção na escolha pelo sistema de cotas. Jornal Nacional. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/06/inscricao-no-sisu-exige-atencao-na-escolha-pelo-sistema-de-cotas.html. Acesso em: 14/06/2013

0 comentários:

.