28 de dez de 2012

Inep divulga notas mínimas e máximas do Enem


Avaliação é corrigida segundo a TRI. Pontuação divulgada serve de parâmetro aos candidatos



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta sexta-feira as notas máximas e mínimas nas quatro provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Confira:
Ciências Humanas e suas tecnologias
Mínimo: 295,6
Máximo: 874,9

Ciências da Natureza e suas tecnologias
Mínimo: 303,1
Máximo: 864,9

Linguagens e códigos e suas tecnologias
Mínimo: 295,2
Máximo: 817,9


Matemática e suas tecnologias
Mínimo: 277,2
Máximo: 955,2

As notas servem de parâmetro para o candidato avaliar se foi bem na prova já que o Enem é corrigido segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um método internacionalmente difundido em que a nota final não é resultado da simples soma do número de questões que o participante acerta. Isso porque nem todas questões têm o mesmo valor.
Se o participante acerta somente questões difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade de o acerto ser fruto da sorte (ou de boa mira para o "chute").


A TRI apresenta algumas aparentes distroções. Uma delas é que as notas mínima e máxima em cada área do conhecimento dependem das questões que compõem a prova. Dessa forma, a nota mínima nunca é zero e a nota máxima jamais é 1000. Ou seja, quem deixou a prova de linguagens em branco, por exemplo, obteve 295,2 pontos - e não zero como nos vestibulares tradicionais.  

Para ajudar os participantes a entender melhor como é caculada a nota do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, divulgou nesta sexta-feira uma cartilha sobre a TRI e os métodos de correção da avaliação nacional. O material está disponível para download

______________. Inep divulga notas mínimas e máximas do Enem. VEJA. Acesso em: 28/12/12. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/inep-divulga-notas-minimas-e-maximas-do-enem

0 comentários:

.