4 de nov. de 2012

"Movimento imigratório para o Brasil no século XXI" é o tema da redação do ENEM 2012

Antes da prova, maioria dos candidatos apostava em política ou meio ambiente



O MEC (Ministério da Educação) divulgou por meio de seu Twitter na tarde deste domingo (4) o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". 


No material de apoio à redação, os estudantes encontravam um texto do site da Polícia Federal sobre a imigração ilegal de haitianos. Um mapa mostrava o percurso deles de seu país até o Brasil. Em um quadro anexo havia a informação de que eles entram pelo Acre e depois viajam para grandes cidades, sobretudo São Paulo e Rio. Segundo a notícia da PF, mais de cem haitianos haviam sido encontrados no Estado do Norte - e não eram pessoas pobres, mas trabalhadores qualificados que fugiram por não encontrar emprego em seu país.
Outro texto, extraído do site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), falava da vinda de bolivianos para o Brasil. Ele levava o título "Rota da costura", mas não mencionava que parte desses imigrantes vem para São Paulo trabalhar em condições similares à escravidão na indústria de confecções.
No enunciado da redação, a prova dava informações sobre o processo imigratório nos séculos 19 e 20. Citava a importância dos estrangeiros para a nossa economia, especialmente após a chegada de trabalhadores qualificados para as plantações de café. Por fim, apresentava o tema da dissertação.
“Este é um tema importante, mas que certamente não estava entre os mais cotados entre os professores”, disse Tiago de Souza Fernandes, docente de português do CPV, antes da divulgação da coletânea de textos da prova. Segundo ele, o material ajuda a compreender o viés exigido pela avaliação. “Normalmente, a coletânea apresentada já orienta o aluno no caminho que ele deve seguir.” Ainda assim, Fernandes afirmou que conhecer a questão dos refugiados haitianos no Brasil, por exemplo, poderia ter ajudado os candidatos no desenvolvimento da dissertação.

Também antes de conhecer o material de apoio, Evaldo Valente Guimarães, professor de geografia do CPV, disse que a imigração boliviana poderia ser incluída nos textos da coletânea. “A Bolívia é um país vizinho, pobre, e que tem oferecido cada vez menos estabilidade e oportunidades à sua população”, afirma. “Medidas que o presidente Evo Morales tem tomado têm afugentados cada vez mais os investidores estrangeiros, o que dificulta ainda mais o crescimento do país. Não é à toa que temos uma forte presença dessa população em Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.”



A chegada dos haitianos ao Brasil é um assunto que o candidato pode abordar na redação, segundo a professora de geografia Vera Lúcia da Costa Antunes (Foto: Divulgação/Gleisson Miranda/Secom-Acre)




Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do cursinho Objetivo, de São Paulo, a escolha do tema foi muito boa. "É um tema bem atual", diz.

"O Brasil tem recebido muitos sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. Temos também uma grande presença de haitianos que começaram no Acre e em Manaus e hoje estão em São Paulo.

Segundo a professora, o estudante pode também mostrar a migração de pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas. "A crise na Europa e nos Estados Unidos fez muita mão-de-obra brasileira voltar."

Essa é a primeira vez em que o ministério divulga o tema da redação pelas redes sociais. Nas últimas duas edições, houve casos de jornalistas que anunciaram o tema antes do final da prova, por meio de celulares nos locais de exame. 



____________. "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI" é o tema da redação do ENEM 2012. http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,movimento-imigratorio-para-o-brasil-no-seculo-21-e-tema-da-redacao-do-enem,955538,0.htm. Acesso em: 04/11/2012.

____________. Enem tem redação sobre movimento imigratório para o Brasil no século XXI. GLOBO. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/enem/2012/noticia/2012/11/enem-tem-redacao-sobre-movimento-imigratorio-para-o-brasil-no-sec-xxi.html. Acesso em: 04/11/2012.

CALGARO, Fernanda. Tema da redação do Enem 2012 é o movimento imigratório para o Brasil no século 21. Bol notícias. Disponível em: http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2012/11/04/tema-da-redacao-do-enem-2012-e-movimento-imigratorio-para-o-brasil-no-seculo-21.jhtm. Acesso em: 04/11/2012.

0 comentários:

.