31 de jul de 2012

Governo lança cartilha com novas regras para a redação no Enem; veja

O Exame Nacional do Ensino Médio vai ser realizado em novembro.


Foram divulgadas nesta segunda (30), em Brasília, as novas regras para a redação do Exame Nacional do Ensino médio, que vai ser realizado em novembro.

Veja aqui o manual sobre a redação do Enem 2012 (arquivo em pdf)

As mudanças devem dar mais equilíbrio para a correção das provas, alvo de frequentes ações na Justiça. A partir de agora, quando a diferença entre as duas primeiras notas da redação for de 200 pontos ou mais, o texto vai ser corrigido por um terceiro professor. Antes, a diferença teria que ser de 300 pontos. Outra novidade é que a nota do terceiro professor não vai mais anular as anteriores, mas compor a média.

Se ainda assim houver divergência, uma banca formada por três outros professores vai dar a palavra final sobre a pontuação. Os textos vão continuar sendo avaliados em cinco aspectos, chamados de competências.

“É o que tem de mais evoluído em termos de técnica de redação internacional para dar segurança aos estudantes para que haja o máximo de objetividade em um texto que sempre tem subjetividade”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A cartilha traz ainda dicas e exemplos de redações que tiraram a nota máxima no Enem do ano passado: mil pontos. Ela já está disponível na internet. Ao todo, 1,7 milhão de exemplares também vão ser distribuídos para alunos e professores da rede pública de todo o país, a partir de setembro.


___________. Governo lança cartilha com novas regras para a redação no Enem; veja. Jornal Nacional. Disponível em: g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/07/governo-lanca-cartilha-com-novas-regras-para-redacao-no-enem-veja.html. Acesso em: 31/07/2012.

0 comentários:

.