17 de out. de 2011

Pism: entenda como funciona e suas vantagens


Criado há 12 anos, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) é uma modalidade de ingresso que busca integrar a passagem do estudante do ensino médio para o ensino superior. Ao longo dos três anos que antecedem a graduação, o estudante faz um prova com conteúdo referente à respectiva etapa que ele está cursando – primeiro, segundo ou terceiro ano.

Os exames são compostos por questões objetivas e oito discursivas, nos módulos I e II, que valem 120 pontos cada um. No módulo III, são quatro provas discursivas da área de conhecimento de escolha do candidato, com valor maior, 140 pontos.

O parcelamento dos conteúdos, o valor diferenciado das provas e o fato de a escolha pelo curso ser exigida apenas no último ano, são vantagens que tornam o Pism tão atraente aos estudantes. Este foi o caso do aluno de Odontologia André Paixão. “Ter de estudar os três anos de matéria, de todas as disciplinas do ensino médio, em pouco meses é de assustar. O Pism facilita muito isso. Além do mais, você só precisa escolher a carreira no último ano, o que alivia a pressão.”

Para Felipe Medeiros, outro ingressante via Pism, a principal vantagem está em como a prova é preparada. “Justamente pelo fato de o módulo III ter valor maior, o desempenho não fica comprometido se você não for muito mal nos anteriores. Isso é legal porque acompanha o amadurecimento do candidato. No primeiro ano, você está muito cru. O Pism é, muita das vezes, a primeira prova de seleção de muita gente.”

É importante dizer que, independente das possíveis mudanças que forem adotadas nos modelos de seleção da UFJF a partir de 2013, os triênios deste ano e dos anos anteriores estão valendo. Portanto, servirão como meio de ingresso para os candidatos que optarem pelo sistema.

As inscrições para o Pism e o Vestibular estão abertas até às 15h do próximo dia 19. Os interessados devem acessar o site do Vestibular para fazer a inscrição. Para 2012, a UFJF disponibiliza 3.640 vagas, sendo 30% delas (1.092) destinadas ao Pism.

O concurso Vestibular 2012 terá como primeira fase o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 22 e 23 deste mês. A segunda etapa do Vestibular será realizada nos dias 19 e 20 de dezembro de 2011.

O Pism terá os módulos I e II realizados nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, e o módulo III nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.

Outras informações: (32) 2102-3738 (Copese)

(32) 2102-3911/ 3989/ 3979/ 3978 (Central de Atendimento)

________.Pism: entenda como funciona e suas vantagens. UFJF. Disponível em: http://www.vestibular.ufjf.br/. Acesso em: 17/10/2011.

0 comentários:

.