10 de out. de 2011

Candidatos ao Vestibular já podem conferir orientações do MEC sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é válido como a primeira fase do Vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, ainda, como meio de ingresso para os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) em Ciências Humanas, Artes e Design e Ciências Exatas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Para orientar os 5.366.780 inscritos no Enem, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma página apresentando a prova e orientando os candidatos.

O Enem acontecerá nos próximo dias 22 e 23. No sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Neste dia, a avaliação começará às 13h e terá quatro horas de duração. 

Os portões serão abertos ao meio dia. No domingo, é a vez das Linguaguem e suas Tecnologias, Matemática e Redação. Devido à maior quantidade de conteúdo, a duração será de cinco horas e meia, começando no mesmo horário de sábado.

Para realizar a prova, o candidato deve apresentar qualquer documento original de identificação com foto. Caso tenha perdido a identificação, deve apresentar Boletim de Ocorrência datando no máximo 90 dias da ocasião do exame.

Ao pegar o caderno de provas, o candidato deve conferir o número de questões e a opção de língua estrangeira indicada no cartão de prova. Neste último, também deverá escrever a frase que consta na capa do caderno e marcar a cor dele.

As provas constam de 45 questões objetivas cada. Outro detalhe importante é que o cartão deverá ser preenchido a caneta preta, em material transparente. Do contrário o leitor óptico não reconhecerá o cartão.

Já a redação seguirá modelo dissertativo-argumentativo, em no máximo 30 linhas e tratando de um tema de ordem política, social ou cultural. Zera a composição quem fugir ao tema proposto, apresentar texto com até sete linhas, entregar a folha de redação em branco, com impropérios ou desenhos.

Será eliminado o candidato que utilizar lápis, lapiseira, borracha, dispositivos eletrônicos, óculos escuros e anotações durante a prova. Aqueles que deixarem a sala antes de decorridas duas horas do exame também serão desclassificados. Só poderá levar o caderno de provas os candidatos que saírem nos últimos 30 minutos do exame.

Clique aqui para conferir as oritentações do MEC sobre o Enem

Outras informações: 0800-616161 (MEC)


____________.  Candidatos ao Vestibular já podem conferir orientações do MEC sobre o Enem. UFJF. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2011/10/10/candidatos-ao-vestibular-da-ufjf-ja-podem-conferir-orientacoes-do-mec-sobre-o-enem/. Acesso em: 10/10/2011.
 

0 comentários:

.