24 de jul. de 2011

Justiça manda Inep permitir que candidatos do Enem vejam redações corrigidas

A Justiça Federal no Maranhão concedeu uma liminar determinando ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a inclusão de uma cláusula no edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 que permita aos candidatos ver a prova de redação corrigida. A ação foi impetrada pelo MPF-MA (Ministério Público Federal no Maranhão).

O Inep, de acordo com a decisão, tem 30 dias para incluir a cláusula. O MPF-MA também havia pedido que os estudantes também pudessem entrar com recurso contra a nota obtida na prova. Isso foi negado pelo juiz federal José Carlos do Vale Madeira.

O portal Uol Educação entrou em contato com o Inep, que disse que já foi notificado da decisão e que vai recorrer. No dia 12 de julho, a presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que estuda enviar para a casa do candidato a redação corrigida. A novidade, se aplicada, só valeria, no entanto, a partir do segundo semestre de 2012.
  
Prova de 2011

As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados par ao exame.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que haja dois exames a partir do ano que vem -o primeiro deles já está marcado para os dias 28 e 29 de abril. O órgão ainda discute a segunda data, já que haverá eleições municipais no mês em que a prova é tradicionalmente aplicada (outubro).

Além de selecionar para vagas em universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem é pré-requisito para quem quiser uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). O exame também é obrigatório para quem vai solicitar o Fies (Financiamento Estudantil).


Prova


- O exame será aplicado em dois dias: 22 e 23 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília)


- O cartão de confirmação será enviado, pelos Correios, para o endereço indicado no momento da inscrição. Esse cartão deve conter: número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação


- O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha


- No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O estudante terá 4h30 para realizar a prova


- No segundo dia, acontecem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O estudante terá 5h30 para realizar a prova

 
__________. Justiça manda Inep permitir que candidatos do Enem vejam redações corrigidas. UOL. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/22/justica-manda-inep-permitir-que-candidatos-do-enem-vejam-redacoes-corrigidas.jhtm. Acesso em: 23/07/2011

0 comentários:

.