14 de jun de 2011

SÉRIE PROFISSÕES: NUTRIÇÃO

Duração do curso: quatro a cinco anos


O Nutricionista será um profissional generalista, humanista e crítico voltado para as necessidades de saúde da população, com conhecimentos amplo e sólido de todas as etapas e das dimensões que envolvem o processo de alimentação e nutrição humana, tanto individualmente como coletivamente, buscando a promoção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Os bacharéis em Nutrição estão habilitados a:

- Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional: saúde; processo saúde e doença; segurança alimentar; atenção à saúde e atenção alimentar e nutricional.

- Compreender a relação homem e alimento nas suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticos, antropológicas, psicológicas, sociológicas e biológicas.

- Supervisionar os regimes alimentares destinados à recuperação e manutenção da saúde do homem;

- Prescrever, avaliar e supervisionar dietas para pacientes, planejando programas de reeducação alimentar específicos para cada tratamento;

- Organizar e acompanhar programas de nutrição, identificando as carências dietéticas das comunidades e elaborando condutas com finalidade de corrigi-las;

- Planejar, organizar, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição em cozinhas industriais;

- Realizar estudos em laboratórios de pesquisa alimentar, universidades e centros científicos para investigação dos nutrientes e das propriedades dos alimentos.

Mercado - A preocupação cada vez maior com a alimentação e seus reflexos no corpo e na qualidade de vida traz boas perspectivas à profissão. Mas além do trabalho em clínicas, atendendo pacientes que  procuram uma dieta saudável, o nutricionista também pode atuar em áreas como administração de serviços de alimentação (coordenando o fornecimento de refeições para empresas ou famílias), hospitais, creches, bancos de alimentos e vigilância sanitária. A área esportiva, de acordo com Vera, está em franca expansão, assim como a educação nutricional em escolas. 

Como em outras profissões, a falta de experiência é a principal dificuldade para quem está entrando no mercado. Por isso, não deixe de fazer estágios e contatos ainda durante o curso. "Acredito também que ser recém-formado representa uma vantagem, pois o profissional pode ser moldado na filosofia do local que o empregou", afirma Vera. A média salarial para quem está começando é muito variável. Há profissionais que começam ganhando pouco mais que R$ 1.000, enquanto outros começam com R$ 3.000.

É pra você? - Se você se interessa por alimentos, saúde e pessoas, nutrição pode ser a sua área. Como é uma ciência recente, também atrai profissionais que gostam de experimentar e descobrir novas possibilidades. Se você tem perfil empreendedor, também pode ser dar bem, abrindo o próprio negócio na área.

O que vem por aí - As áreas de nutrição esportiva, segurança alimentar e nutrigenética (que estuda a influência dos genes na absorção de nutrientes), além da associação de nutrição e fitoterapia (uso de ervas e outros vegetais no tratamento de doenças), devem ser o futuro da nutrição.

Diferencial - Para a professora Vera, o aluno que quer se destacar durante o curso deve participar de todas as atividades curriculares não-obrigatórias, fazer estágio o quanto antes e estudar muito. "Sem esquecer de manter uma postura pró-ativa, sempre", diz ela.

Grade Básica do Curso de Nutrição:
  • Psicologia
  • Pedagogia Aplicada à Nutrição
  • Dietoterapia
  • Bioquímica
  • Fisiopatologia da Nutrição
  • Microbiologia
  • Estatística
  • Fisiologia
  • Anatomia
  • Dietética
Aspectos Favoráveis da Carreira de Nutrição:

Os nutricionistas hoje em dia tem encontrado boas oportunidades de trabalho em diversos setores tais como hotelaria, fast-food, academias de ginástica e clínicas de estética. Hoje em dia há também boas oportunidades de trabalho em empresas que investem na qualidade de vida dos empregados montando restaurantes internos, estes sempre dirigidos por nutricionistas.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Nutrição:

Apesar da quantidade de vagas para profissionais de nutrição estar crescendo, a competição ainda está grande.
  

Informações Gerais:

O curso de Nutrição segue uma visão geral da questão alimentar que considera o abastecimento, passando pelo processo de produção e pelo acesso universal aos alimentos, o aspecto cultural da alimentação, o aspecto nutricional e, consequentemente, as questões relativas à composição, à qualidade, ao aproveitamento biológico e à ética profissional.

____________. Guia de profissões: Nutrição. TERRA. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014161-EI11810,00-Nutricao.html. Acesso em: 13/06/2011.
____________.  Guia da carreira: A carreira em Nutrição. GUIA DA CARREIRA. Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/nutricao/. Acesso em: 13/06/2011.
­____________. Nutrição. UFJF. Disponível em: http://www.ufjf.br/portal/universidade/graduacao/nutricao/. Acesso em: 13/06/2011
.


0 comentários:

.