24 de jun de 2011

Época de vestibulares exige controle da ansiedade de estudante e de pais

Psicóloga ensina técnica de respiração para diminuir estresse.
Pais devem evitar excesso de pressão.




A época dos vestibulares exige o controle da ansiedade de estudantes e dos pais, segundo a avaliação de uma coordenadora psicológica e de uma psicóloga. Para as profissionais, a medida da tensão das famílias com a chegada das provas das universidade pode ser decisiva para um bom ou mau desempenho dos jovens.

No Colégio Santa Amália, em São Paulo, a coordenadora pedagógica do ensino médio Teresinha Rodrigues Kiataqui mantém contato constante com alunos e pais para ajudá-los a diminuir a ansiedade. “Quando a pressão é muito grande, isso se reverte em um resultado negativo”, disse.
Teresinha disse que fala para os pais que a cobrança e pressão só atrapalham. Já aos estudantes afirma que devem entender que se não passarem, não será o fim do mundo. “Além do vestibular, eles se preocupam com a escolha da profissão, com o ambiente novo da universidade”, disse a coordenadora.

Para a psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress, os estudantes se preocupam, principalmente, com os pais. Já estes têm como maior causa de estresse a possibilidade de os filhos falharem no vestibular. “Eles têm medo que o filho não vai ser ninguém na vida”, disse.

Marilda afirma que uma das principais formas de aliviar a tensão nos dias que antecedem o vestibular e também durante a prova é fazer exercícios de respiração profunda.

Para respirar profundamente, o estudante deve fechar os olhos e imaginar que o abdome é um bexiga vazia. Depois, ele deve inspirar até encher o abdome. Quando estiver cheio, deve parar e expirar pela boca até esvaziar o abdome.

Segundo a psicóloga, fazer essa respiração uma vez pela manhã, outra à tarde e outra à noite todos os dias ajuda a eliminar o excesso de ansiedade.

Marilda sugere que os estudantes parem de estudar por alguns minutos a cada hora. “Pesquisas mostram que o ser humano não se concentra muito por mais de 60 minutos”, afirmou. Na hora da prova, vale a pena parar a cada hora por alguns segundos. Em uma das paradas, o jovem deve fazer uma respiração profunda.


NOGUEIRA, Fernanda. Veja dicas de como se preparar para o vestibular. GLOBO. Disponível em: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/epoca-de-vestibulares-exige-controle-da-ansiedade-de-estudante-e-de-pais.html. Acesso em: 24/06/2011

0 comentários:

.