30 de abr. de 2010

EXERCÍCIO (SUMARIZAÇÃO)

Observe os exemplos:

a) No supermercado, Paulo encontrou Margarida, que estava usando um lindo vestido azul de bolinhas amarelas.

Sumarização: Paulo encontrou Margarida.

Informações excluídas: circunstâncias que envolvem o fato (no supermercado), qualificações/descrições de personagens (que estava usando um lindo vestido de bolinhas amarelas.
_________________________________________
b) Você deve fazer as atividades, pois, do contrário, não vai aprender e vai tirar nota baixa.

Sumarização: Você deve fazer as atividades.

Informações excluídas: justificativas para uma afirmação.
_________________________________________

ATIVIDADE 1

Sumarize os períodos a seguir, quando possível.

a) Maria era uma pessoa boa. Gostava de ajudar as pessoas.

b) Discutiremos a construção de textos argumentativos, isto é, aqueles textos nos quais o autor defende determinado ponto de vista por meio do uso de argumentos, procurando convencer o leitor da sua posição.

c) Não corra tanto com seu carro, pois, quando se corre muito, não é possível ver a paisagem, além disso, o número de acidentes fatais aumenta com a velocidade.

d) O principal suspeito do assassinato era o marido: era ciumento e não tinha um álibi, dado que afirma ter ficado rondando a casa para ver se a mulher se encontrava com o amante.

e) De manhã, lavou a louça, varreu a casa, tirou o pó e passou a roupa. À tarde, foi ao banco pagar contas, retirar talão de cheques e extrato e, à noite, preparou aula, corrigiu os trabalhos e elaborou a prova.


* As respostas se encontram na aba "Questões"



Referência: 
MACHADO, A. R. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, pp. 25-26.

3 comentários:

Diego Lucas disse...

RESPOSTA

a) Maria era uma pessoa boa. Gostava de ajudar as pessoas.

b)Discutiremos a construção de textos argumentativos, isto é, aqueles textos nos quais o autor defende determinado ponto de vista por meio do uso de argumentos, procurando convencer o leitor da sua posição.

c) Não corra tanto com seu carro, pois, quando se corre muito, não é possível ver a paisagem, além disso, o número de acidentes fatais aumenta com a velocidade.

d)O principal suspeito do assassinato era o marido: era ciumento e não tinha um álibi, dado que afirma ter ficado rondando a casa para ver se a mulher se encontrava com o amante.

e)De manhã, lavou a louça, varreu a casa, tirou o pó e passou a roupa(cuidou dos afazeres domésticos). À tarde, foi ao banco pagar contas, retirar talão de cheques e extrato e, à noite, preparou aula, corrigiu os trabalhos e elaborou a prova.

Anônimo disse...

Esse bolg me ajudou bastante, mtu bom :D

Anônimo disse...

Ótimos exemplos, muito bem explicado! Muito parecido com um livro chamado "Resumo" de Anna Rachel Machado, Eliane Lousada, e Lília Santos Abreu.
Adorei

.