15 de jan. de 2013

Candidatos devem ficar atentos às orientações para o Pism

As provas serão aplicadas entre os próximos dias 20 e 22
(Foto: Alexandre Dornelas/ Arquivo)

Os 2.584 candidatos inscritos no módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) farão as provas nos próximos dias 20, 21 e 22. 

Para auxiliar e esclarecer as dúvidas para os que concorrem às 1.476 vagas oferecidas, a Secretaria de Comunicação (Secom) dá orientações sobre a realização das provas, horários extras de ônibus, atendimento especial e o que é permitido ou não levar para os locais de prova.
Comprovante definitivo
A partir das 11h da próxima terça-feira, dia 15, o comprovante definitivo de inscrição estará disponível no site do Vestibular, obrigatório para a execução das provas. No comprovante está o local de realização dos exames, os dados do candidato e a opção de curso escolhida. 

Em caso de qualquer dúvida, o candidato deve entrar em contato com a Comissão Permanente de Seleção (Copese).
Provas
No primeiro dia de avaliação os candidatos inscritos no módulo III (triênio 2010-2012) responderão a questões objetivas de todas as disciplinas. Nos dias 21 e 22, desenvolverão questões discursivas das disciplinas correspondentes à área de conhecimento do curso escolhido.
Os candidatos às vagas dos cursos de Economia e Administração fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática no dia 21, e Geografia e História no dia 22. Aqueles que concorrem aos cursos de Exatas respondem a cinco questões de Língua Portuguesa e cinco de Matemática na segunda-feira, 21, e na terça-feira, 22, a cinco questões de Física e cinco de Química.
Os inscritos nos cursos de Humanas apresentam seus conhecimentos de Língua Portuguesa e Literaturas no dia 21, e de Geografia e História, no dia 22. Já os que concorrem às vagas dos cursos de Saúde realizarão exames de Língua Portuguesa e Biologia na segunda-feira, e de Física e Química na terça. Será excluído do Módulo III do Pism o candidato que obtiver nota zero em qualquer uma das provas discursivas.
A Copese reforça que, para o preenchimento do Cartão de Respostas de todas as provas objetivas do Pism, bem como para todo o desenvolvimento e respostas de todas as questões discursivas, somente será admitido o uso de caneta esferográfica de corpo transparente azul ou preta.
Pism III só em Juiz de Fora
As provas do terceiro módulo do Pism são realizadas exclusivamente em Juiz de Fora. O candidato que não comparecer nos dias, horários e locais indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição terá a sua inscrição automaticamente cancelada. Nos dias das provas é importante chegar cedo. Os portões serão fechados às 14h e depois desse horário nenhum candidato poderá entrar no local do exame. Os estudantes devem permanecer na sala por, no mínimo, uma hora e meia depois do início da aplicação do exame. O tempo máximo para responder às questões é de quatro horas.
Linhas especiais de ônibus
Para atender à demanda e o maior volume de pessoas circulando na cidade, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizará 27 ônibus e cinco linhas extras durante os dias de realização das provas.
Confira os horários
- Linha 545-Universidade: 15 ônibus com saídas às 11h30 do Centro, e às 18h30 da UFJF
- Linha 555-Universidade: sete ônibus com saídas às 11h30 do Centro, e às 18h30 da UFJF
- Linha 755-Zona Norte/UFJF: um ônibus a mais com saída do bairro Santa Lúcia às 12h; e às 13h25 na UFJF (essa linha circula somente no anel viário do campus)
- Linha 221-Bom Pastor/Santa Catarina: dois ônibus a mais com saídas do bairro Bom Pastor às 12h15 e às 12h35, que circulam até às 13h45 e às 14h05 (no bairro Santa Helena)
- Linha 222-Bom Pastor/Santa Catarina: dois ônibus a mais com saídas do bairro Bom Pastor às 12h35 e às 12h45, que circulam até às 14h10 e às 14h15 (no bairro Santa Helena)
O que não levar
No local de provas não é permitido uso de boné, chapéu, óculos escuros e relógios de qualquer tipo. Os candidatos também não podem entrar na sala com celulares, calculadoras, estojos, beeps, pagers, mp3, mp4 e quaisquer outros aparelhos eletrônicos. Quem for flagrado com algum destes ítens durante a realização dos exames será automaticamente desclassificado.
Atendimento especial
Visando promover a acessibilidade, a UFJF disponibiliza atendimento especializado aos candidatos com deficiência e ou com alguma condição especial referente à saúde ou amamentação. Segundo a coordenadora de Atendimento Especial, Maria Aparecida Borges, essa assistência requer preparação prévia para atender às demandas dos candidatos, que envolve a organização do espaço físico e da seleção de profissionais habilitados para atuarem com as especificidades de cada caso.
Para o Pism, 21 candidatos entraram com requerimento de atendimento especial no Campus de Juiz de Fora. Para o Campus de Governador Valadares não houve pedidos. “A solicitação de atendimento especial ocorre durante o período das inscrições para o processo seletivo e segue as normas do edital, exceto em casos emergenciais, que envolve questões de saúde”, ressalta Maria Aparecida.
Candidato/vaga
A Copese divulgou, na última segunda-feira, dia 8, relação de candidatos por vaga para o Pism (triênio 2010-2012. A lista é referente aos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Outras informações:: (32) 2102-3911/ 3978 (Central de Atendimento)
(32) 2102-3738/ 3755 (Copese)



_________. Candidatos devem ficar atentos às orientações para o Pism. SECOM/UFJF. Acesso em: 15/01/2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2013/01/14/candidatos-devem-ficar-atentos-as-orientacoes-para-o-pism/. 

0 comentários:

.