Observe os exemplos:
a) No supermercado, Paulo encontrou Margarida, que estava usando um lindo vestido azul de bolinhas amarelas.
Sumarização: Paulo encontrou Margarida.
Informações excluídas: circunstâncias que envolvem o fato (no supermercado), qualificações/descrições de personagens (que estava usando um lindo vestido de bolinhas amarelas.
_________________________________________
b) Você deve fazer as atividades, pois, do contrário, não vai aprender e vai tirar nota baixa.
Sumarização: Você deve fazer as atividades.
Informações excluídas: justificativas para uma afirmação.
_________________________________________
ATIVIDADE 1
Sumarize os períodos a seguir, quando possível.
b) Discutiremos a construção de textos argumentativos, isto é, aqueles textos nos quais o autor defende determinado ponto de vista por meio do uso de argumentos, procurando convencer o leitor da sua posição.
c) Não corra tanto com seu carro, pois, quando se corre muito, não é possível ver a paisagem, além disso, o número de acidentes fatais aumenta com a velocidade.
d) O principal suspeito do assassinato era o marido: era ciumento e não tinha um álibi, dado que afirma ter ficado rondando a casa para ver se a mulher se encontrava com o amante.
e) De manhã, lavou a louça, varreu a casa, tirou o pó e passou a roupa. À tarde, foi ao banco pagar contas, retirar talão de cheques e extrato e, à noite, preparou aula, corrigiu os trabalhos e elaborou a prova.
* As respostas se encontram na aba "Questões"
Referência:
MACHADO, A. R. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, pp. 25-26.
3 comentários:
RESPOSTA
a) Maria era uma pessoa boa. Gostava de ajudar as pessoas.
b)Discutiremos a construção de textos argumentativos, isto é, aqueles textos nos quais o autor defende determinado ponto de vista por meio do uso de argumentos, procurando convencer o leitor da sua posição.
c) Não corra tanto com seu carro, pois, quando se corre muito, não é possível ver a paisagem, além disso, o número de acidentes fatais aumenta com a velocidade.
d)O principal suspeito do assassinato era o marido: era ciumento e não tinha um álibi, dado que afirma ter ficado rondando a casa para ver se a mulher se encontrava com o amante.
e)De manhã, lavou a louça, varreu a casa, tirou o pó e passou a roupa(cuidou dos afazeres domésticos). À tarde, foi ao banco pagar contas, retirar talão de cheques e extrato e, à noite, preparou aula, corrigiu os trabalhos e elaborou a prova.
Esse bolg me ajudou bastante, mtu bom :D
Ótimos exemplos, muito bem explicado! Muito parecido com um livro chamado "Resumo" de Anna Rachel Machado, Eliane Lousada, e Lília Santos Abreu.
Adorei
Postar um comentário