23 de out de 2013

Reta final: saiba o que mais cai no Enem e como estudar para a prova

Professores listam itens que mais aparecem no exame e dão dicas de estudo 




Em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem aproveitar o momento para revisar. Essa é a dica dos professores ouvidos pelo Educação, que ainda apostaram em conteúdos que devem cair em cada área de conhecimento da prova. Com as apostas dos professores, você vai simplificar os seus estudos nos próximos dias.

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Fonte: Uol notícias
Renato Pellizzari, professor de história do Colégio Qi, recomenda aos participantes estudar todo o período republicano nos próximos dias, assunto que deverá ser predominante na prova de sábado. “É importante estudar desde a Primeira República, passando por todos os períodos seguintes, até as manifestações, que são os atuais desafios da república brasileira”.

Em geografia, os alunos devem focar em temas que envolvam população, como previdência social, expectativa e qualidade de vida, além de mobilidade urbana. De acordo com Enilson Venâncio, do Sistema Elite de Ensino, outro assunto importante para os candidatos trata das relações comerciais do Brasil com os Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Outra aposta de Enilson é a vida em rede. “É importante entender o papel da internet na nossa sociedade e os pontos positivos e negativos da vida conectada”, explica. 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Questões envolvendo ecologia podem estar presentes na prova de biologia do Enem (Foto: Wikimedia Commons)



“A prova de biologia terá ecologia e biologia molecular como destaques”, conta Álvaro Mendes, do Colégio Qi. Ele sugere aos participantes refazer provas anteriores nos dias que restam para o exame. “Ao retomar questões antigas, é bom prestar atenção em dois temas de biologia molecular: análise de DNA e células-tronco”, aconselha.

No Enem, as questões de física são divididas em dois pilares fortes: mecânica e eletromagnetismo. “Em mecânica, é importante estudar as Leis de Newton, lembrando os conceitos de força e equilíbrio. Outro conceito cobrado em todas as edições do Enem é o de energia, que pode estar tanto em mecânica quanto em eletricidade”, explica o professor José Carlos dos Santos, do Qi. 

O professor de física acredita que, no Enem, os conceitos são mais importantes do que as fórmulas. Ele frisa a relevância do conceito de energia para a prova do Enem e revela uma aposta para a prova de sábado: física térmica. “Também tem um forte apelo de energia e não foi cobrado em provas passadas”, sintetiza.

Carlos Eduardo Pinto, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), afirma que, ao refazer as provas, os alunos devem prestar atenção não só em físico-química, tema mais frequente no exame, mas também em meio ambiente, química orgânica e estequiometria, outros assuntos bem comuns. Para ele, os alunos devem focar em rever as provas. “É o momento de refazer questões anteriores. É hora de revisar, não de aprender”, argumenta.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Textos de Vinícius de Moraes, expoente da segunda geração modernista, podem aparecer no Enem (Foto: Ricardo Alfieri/Wikimedia Commons)

“A tônica da prova de português do Enem é a interpretação de texto”, revela a professora Dilza Magioli, que ensina língua portuguesa no IFRJ. Ela também aconselha os alunos a retomarem provas anteriores. Assim, segundo ela, os participantes passarão a entender como as questões são estruturadas. “Dá pra entender a lógica da prova, poupar tempo e garantir pontos”, afirma.

Rafael Cunha, professor de língua portuguesa do Pensi Colégio e Curso, explica que o período literário conhecido como Modernismo é o tema que mais cai em questões de literatura, seguido pelo Romantismo. Para ele, os textos do modernista Vinícius de Moraes podem aparecer na prova de alguma forma, já que em 2013 é comemorado o centenário de seu nascimento. 

“Outro ponto que os alunos podem relembrar nessa última semana são as funções da linguagem”, afirma Rafael. O professor recomenda prestar atenção nas estruturas gramaticais que evidenciam as funções da linguagem. Ele explica que a função emotiva, por exemplo, é evidenciada pela presença de verbos e pronomes na primeira pessoa.

Professora de redação do Pedro II, Isabel Vega esclarece o ponto chave da redação do Enem– responsável por um quinto da nota final dos participantes. Uma boa redação, para ela, envolve “a leitura e entendimento do tema. Para evitar penalidades, é importante ler a proposta com calma e fazer um recorte dela, procurando uma linha de raciocínio para seguir”. 

Matemática e suas Tecnologias
Fórmulas são secundárias não só em física, mas também em matemática (Foto: Wikimedia Commons)

Apesar de longa, a prova de matemática não requer tantos conhecimentos de fórmulas, como pensam muitos estudantes. Jhonatan Pache, do colégio Futuro Vip de São João de Meriti, explica que as fórmulas são secundárias em matemática, assim como em física. Para ele, a interpretação dos textos de apoio e dos enunciados são prioritárias. O professor ainda faz uma aposta para a prova de domingo: “Semelhança entre polígonos caiu em todas as provas e deve cair nessa também.”

Depois de tantos professores recomendando refazer exames anteriores, você não pode bobear! Confira e teste seus conhecimentos através do simulado Geekie Games


Redação. Reta final: saiba o que mais cai no Enem e como estudar para a prova. Globo Educação. Disponível em:  http://educacao.globo.com/artigo/reta-final-saiba-o-que-mais-cai-no-enem-e-como-estudar-para-prova.html. Acesso em: 23/10/2013




1 comentários:

erick.gcom disse...

Olá, Diego. Bom dia! Fico muito contente que você tenha usado o texto do Educação no seu blog, afinal, assim podemos ajudar mais estudantes na preparação para o Enem. No entanto, peço que coloque um link clicável para o nosso site. Esta é a forma correta de usar outro site como fonte.

.