18 de nov. de 2011

UFJF - Relação candidato por vaga revela mais uma vez Medicina como curso mais concorrido

Relação de candidatos por vaga foi divulgada nesta quina em
entrevista coletiva concedida à imprensa (Foto: Alexandre Dornel

Medicina continua sendo o curso mais disputado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com 74,73 candidatos concorrendo a uma vaga no Grupo C (sem cotas) no Vestibular, o número aumentou em comparação a edição do ano anterior. A relação completa de candidatos por vaga foi divulgada pela instituição nesta quinta-feira, 17, e está disponível pelo site http://www.vestibular.ufjf.br/. Veja aqui.

O curso também é o mais concorrido nos Grupos A (candidatos egressos de escola pública autodeclarados negros) e B (egressos de escola pública) do Vestibular, e no Grupo C do Pism. No processo seriado, mesmo sendo o curso mais disputado, a quantidade de inscritos para Medicina caiu. São 6,89 candidatos por vaga. Já nos Grupos A e B do Pism, Psicologia diurno encabeça a lista. Confira abaixo:




Conforme mostram as tabelas, as engenharias ocupam a preferência de boa parte dos candidatos, figurando entre os cursos mais disputados da UFJF nos últimos anos. O pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, entende o fato como reflexo da condição econômica do país. “Não é fenômeno apenas daqui de Juiz de Fora. Em outras Universidades esse aumento também acontece, pois esta é uma carreira muito sensível ao aquecimento econômico”.


O número total de inscritos no Vestibular da UFJF foi de 17.019 e corresponde a um acréscimo de 13% em relação ao ano passado. Para o pró-reitor, a visibilidade da instituição não só na mídia, mas frente a todo sistema de educação superior do país contribui para o interesse dos ingressantes. O programa de reestruturação e expansão das universidades (Reuni), segundo ele, permitiu a contratação de mais professores e investimentos na pesquisa e pós-graduação, além da ampliação do número de vagas.


O diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, acredita que aumento é significativo, principalmente porque o Enem resultou em facilidades para o acesso a outras universidades. 


“Deixamos de aplicar provas em cidades da região, como Viçosa e Volta Redonda, e, seguindo a lógica, a tendência seria diminuir, mas aconteceu o contrário.”


Prova de habilidade específica


Nesta quinta-feira, 17, também foi publicado o resultado da prova de habilidade específica. As provas que avaliam as aptidões dos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música foram realizadas no dia 6 de novembro, seguidas de exame de prática musical no dia 7, somente para os concorrentes de Música.


Dos 765 inscritos, 304 foram considerados aptos, 135 não aptos, 226 não compareceram (ausentes), e cem foram dispensados da prova, uma vez que já haviam sido aprovados nesta etapa no ano anterior.
Os não aptos e os ausentes ainda poderão participar do concurso, no entanto, para ingresso na segunda opção de graduação escolhida no ato da inscrição.


Segurança


O diretor da Copese esclareceu mais uma vez sobre a proibição quanto ao uso de celulares e aparelhos eletrônicos no concurso. Não será permitida entrada de tais equipamentos nos locais de prova, estando os candidatos sujeitos à eliminação. Detectores de metais serão usados e não haverá distribuição de saquinhos ou destinação de local para guarda dos aparelhos.


A UFJF este ano fornecerá os materiais para realização da prova: caneta, lápis e borracha. Os candidatos precisam levar apenas o documento de identidade e o comprovante de inscrição. Guerra também alertou para a necessidade dos participantes chegarem com antecedência aos locais de prova, pois o trânsito costuma ficar lento, especialmente, em torno do campus.


Comprovante definitivo


A partir do dia 5 de dezembro, às 11h, os candidatos devem entrar no site do Vestibular e imprimir o comprovante definitivo de inscrição, onde constará o local de realização das provas, além dos dados do candidato e a opção de curso escolhida. Em caso de qualquer erro ou dúvida, eles deverão entrar em contato com a Copese.


O Pism terá as provas dos módulos I e II aplicadas nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, e as do módulo III nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.


A segunda etapa do Vestibular será nos dias 19 e 20 de dezembro. Para a primeira fase, são consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro.
Outras informações:


(32) 2102-3738 (Copese)


(32) 2102-3911/ 3989/ 3979 (Central de Atendimento)


www.vestibular.ufjf.br


Curta a UFJF nas redes sociais na internet


www.facebook.com/souUFJF


@ufjfnoticias


@ufjfvestibular




________. Relação candidato por vaga revela mais uma vez Medicina como curso mais concorrido. SECOM. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2011/11/17/relacao-candidato-por-vaga-revela-mais-uma-vez-medicina-como-curso-mais-concorrido/. Acesso em: 18/11/2011.

0 comentários:

.