8 de jul. de 2011

Nove faculdades de Minas têm aprovação zero em exame da OAB

A UFMG e a UFJF estão no grupo de universidades que tiveram aprovação média de candidatos entre 80% e 90%


Das 90 instituições de ensino superior com aprovação zero no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nove são mineiras. A lista foi divulgada pela ordem nesta terça-feira e aponta que destas instituições, 51 registraram menos de dez participantes. Foi o caso de quatro escolas de Minas, entre elas a Faculdade Pitágoras de Betim e o Instituto Superior do Alto São Francisco (ISEASF), que tiveram apenas um candidato cada.


Ainda segundo o levantamento da OAB, apenas 39 faculdades brasileiras tiveram 10 ou mais inscritos. Da “lista negra”, as três instituições com maior número de inscritos em Minas Gerais são a Faculdade São Francisco de Piumhi (FASPI) (25), Faculdade de Minas (FAMINAS-BH) (25) e Faculdade da Cidade de Santa Luzia (FACSAL) (17). Distantes do índice negativo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a federal de Juiz de Fora (UFJF) estão no grupo de universidades que tiveram aprovação média de candidatos entre 80% e 90%.


A Ordem dos Advogados do Brasil pretende acionar o Ministério da Educação (MEC) para que as faculdades com aprovação zero no exame sejam colocadas em regime de supervisão. Caso as instituiçoes não cumpram as metas estabelecidas pelo ministério, elas podem ser punidas com redução de vagas, suspensão e até fechamento do curso.


O em.com.br tentou contato com as três instituições de Minas que tiveram maior número de inscritos e terminaram com aprovação zero. O coordenador do Cursos de Direito a Facsal, em Santa Luzia, Antônio Edson, informou que ainda não teve acesso ao resultado oficial da OAB. Ele afirma que a faculdade dá suporte aos alunos para fazer o exame, mas ele não pode avaliar o resultado sem saber quais alunos fizeram a prova.


A Faminas só vai se pronunciar por meio de da assessoria de imprensa, que não foi encontrada para falar do assunto. A reportagem não conseguiu contato com a FASPI. As duas primeiras instituições informaram que o período de férias das faculdades pode dificultar a resposta.


Confira a lista das mineiras com aprovação zero:


Faculdade de Minas BH – FAMINAS-BH - 23 candidatos inscritos
Faculdade da Cidade de Santa Luzia – FACSAL – 17 candidatos inscritos
Faculdade São Francisco de Piumhi – FASPI – 25 candidatos inscritos
Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes - FACE – ALFOR – 2 candidatos inscritos
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema – FAEX – 5 candidatos inscritos
Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS- 12 candidatos inscritos
Faculdade Pitágoras de Betim – PITÁGORAS-BETIM – 1 candidato inscrito
Instituto de Ensino Superior João Alfredo de Andrade – IJAA – 16 candidatos inscritos
Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco – ISEASF – 1 candidato inscrito

SILVA, Cristiane; CRUZ, Luana. Nove faculdades de Minas têm aprovação zero em exame da OAB.  GLOBO. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/07/05/internas_educacao,237925/nove-faculdades-de-minas-tem-aprovacao-zero-em-exame-da-oab.shtml. Acesso em: 08/07/2011

0 comentários:

.